04/11/2022 às 00h57min - Atualizada em 04/11/2022 às 00h57min

​Salão de Arte da Distrital Pinheiros da ACSP chega à 33ª edição

A Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo, realiza a sua 33ª edição do Salão de Arte. O evento é voltado aos empreendedores de artes plásticas e tem como objetivo integrar a sociedade e o comércio, lançando artistas no mercado de trabalho. O evento tem por objetivo estimular a cultura, promovendo o acesso popular à arte e o congraçamento dos artistas dos gêneros pintura e escultura.
As inscrições (limitadas a uma obra por artista) podem ser feitas até 26 de novembro (podendo ser encerrada antes). A abertura ocorre em 5 de dezembro, na sede da entidade na Rua Simão Álvares, 517, fone: 3180-3637.
Os laços da ACSP com a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais relembram, ainda, a importante participação da eterna e saudosa diretora do jornal, que foi uma das coordenadoras do salão de arte, a professora e artista plástica chamada carinhosamente de “Veroska”, Vera Ferraz Donnini (foto).
Conversamos com João Carlos Belda, presidente da comissão organizadora.
Gazeta de Pinheiros - O salão de arte é um dos mais tradicionais eventos da região. Como está sendo a organização?
João Carlos Belda - “O salão de arte foi criado em 1988 pelo então diretor superintendente da Distrital Pinheiros, Alfredo do Amaral Maluf, juntamente com o artista plástico Eugênio Bassi. Visava integrar a sociedade e o comércio da região, lançando artistas no mercado de trabalho. Com o sucesso foi crescendo, e sua importância no cenário artístico/cultural atravessou as fronteiras do bairro e da capital”.
“Sua última edição foi na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2019, já que em 2020 teve de ser interrompido devido à Covid-19. Mas no meio do ano, com o controle da pandemia, por decisão do conselho diretor, foi definida a realização da 33a. edição. Em relação ao local da exposição, ele volta a ser realizado na sede da distrital. Temos uma comissão organizadora  e uma comissão julgadora, composta por artistas plásticos e pessoas envolvidas com a arte. A Distrital já está estruturada e recebendo as primeiras inscrições. A abertura e premiação será no dia 5 de dezembro”.
GP - Muitos artistas já foram lançados pelo evento. Qual o sentimento de contribuir com a cultura local?
JCB - “Apesar do salão ter expandido suas fronteiras para além da capital, o foco são os artistas da região de Pinheiros e bairros adjacentes. O artista plástico também é um empreendedor, e com o salão de arte a Associação Comercial fomenta o empreendedorismo e a cultura. É muito gratificante para todos, podermos colaborar com isso,  ainda mais quando artistas premiados em nosso salão são convidados para exposições em galerias e mesmo no exterior”.
GP - Como você enxerga a importância da arte na sociedade?
JCB - “A arte é, antes de tudo, uma forma de comunicação, desde os tempos primitivos. E, através dela, também chamada de “belas artes”, a pessoa é estimulada à observação, ao desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da imaginação, tanto do artista quanto do observador. Ao analisarmos uma escultura de 2.000 anos, somos levados àquela época, imaginando a vida naqueles tempos; ao observar uma pintura abstrata, imaginamos a mensagem que o artista quis transmitir, um sentimento ou sua visão da realidade. Através da arte se transmite cultura. Uma sociedade sem arte é uma sociedade estéril, sem vida. Sem contar seu valor econômico. Mas sempre houve, e sempre haverá, artistas com esse dom. A sociedade agradece”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.