19/08/2022 às 00h45min - Atualizada em 19/08/2022 às 00h45min
O extraterrestre mais querido faz 40 anos
Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com
E.T. — O Extraterrestre (1982) é um dos maiores filmes de todos os tempos com nove indicações ao Oscar e que liderou as bilheterias mundiais por 11 anos até ser superado por Jurassic Park, do mesmo diretor. A ideia surgiu a partir de um amigo imaginário de Spielberg, aos 13 anos, trazendo de volta a harmonia no seu lar após o divórcio dos pais. O arco-íris formado pela espaçonave, rasgando os céus rumo à Alpha Centauri, simboliza a segunda aliança entre Deus e Noé. A primeira, estampada no pôster, homenageia a pintura de Michelangelo “A Criação de Adão”. O longa mais intimista da carreira do cineasta, disponível no Amazon Prime e Telecine, foi exibido ao presidente Ronald Reagan na Casa Branca. Nos testes, Henry Thomas (o pequeno Elliott) precisava expressar tristeza, e logo visualizou a morte do seu cachorro, sendo contratado imediatamente. Com exceção da mãe de Elliot, os rostos dos adultos aparecem apenas na parte final. Poltergeist, filmado simultaneamente, representa os pesadelos suburbanos, enquanto em E.T., os sonhos. O idoso Pat Welsh, que fumava dois maços de cigarro por dia, fez a voz do alienígena; o rosto foi modelado a partir do rosto do poeta Carl Sandburg e de um cão pug. Na famosa cena da cozinha, o dublê de corpo do extraterrestre era um garoto de 10 anos que nasceu sem as pernas e caminha com as mãos. A irmã de Eliot aos 6 anos foi Drew Barrymore e Erika Eleniak de S.O.S. Malibu, A Força em Alerta e A Família Buscapé foi a garota, muito mais alta, que ele beijou no colégio.
Filmes e animações idealizados por Seth Rogen de humor ácido e provocativo, driblam o politicamente correto, a exemplo de Tico e Teco: Defensores da Lei e a hilária e pornográfica animação, Festa da Salsicha (2016) na Netflix, cujos alimentos da quarta dimensão acreditam cegamente num paraíso igualitário ao som da banda Meatloaf fora daquele supermercado onde vivem, mesmo provando o contrário.
Monstros vs. Alienígenas (2009) na Netflix e na HBO Max, mistura Dr. Fantástico e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, ambientado na misteriosa Área 51 onde vivem monstros desajustados com o objetivo de impedir a invasão de uma lula antropomórfica de outro mundo em troca de liberdade. O Insectosaurus de 106 metros, foi baseado em Godzilla contra a Ilha Sagrada (Mothra vs. Godzilla), enquanto BOB (Seth Rogen) lembra A Bolha Assassina de 1988. O Elo Perdido remete ao Monstro da Lagoa Negra de 1954 e o cientista louco lembra A Mosca da Cabeça Branca, refilmado por David Cronenberg em 1986. Já a noiva Suzan Murphy (Reese Whiterspoon) ficou confinada justo no dia do seu casamento com o egocêntrico repórter do tempo Derek (Paul Rudd) após um meteorito atingi-la até crescer o equivalente á Alisson Hayes em O Ataque da Mulher de 15 Metros. Contudo, a garota simplória demonstrou coragem sem os superpoderes e inteligência para salvar o mundo ao invés de se casar com o jornalista hedonista. O presidente americano, sem tempo para um cafezinho, destaca-se pelo humor pastelão, enquanto o rigoroso general Warren (Kiefer Sutherland) pelo heroísmo redentor.
Lilo & Stitch (2002) contém os mesmos traços de Mulan, ambos roteirizados por Chris Sanders, principalmente Lilo Peleka (Daveigh Chase) de seis anos e a irmã mais velha, Nani (Tia Carrere, de True Lies) ao adotar um animal parecido com um coala após a morte dos pais. Stitch foi geneticamente modificado pelo cientista louco Jumba Jookiba, interessado em provocar o caos. Porém, a garotinha solitária desenvolve um vínculo amoroso com o “Patinho Feio”, baseado na tradicional cultura espiritual e familiar “ohana”, incluindo parentes de sangue e adotados onde ninguém fica para trás ou é esquecido, transformando o selvagem alienígena num pet, amparado como um filho na ilha de Kaua'i ao som de Elvis Presley, fora daquele ambiente hostil onde nasceu. Aloha é uma simples saudação que transmite amor, carinho, paz, compaixão e misericórdia, mencionada também por Lilo. O mesmo título original do longa dirigido por Cameron Crowe, desenvolve um triângulo amoroso ao estilo Top Gun, formado por Bradley Cooper, Rachel McAdams e Emma Stone contra o bilionário vivido por Bill Murray que pretende ocupar o Havaí com ogivas nucleares e satélites particulares, subjugando a vida e os costumes minimalistas dos nativos politeístas que se orientam pela mãe natureza. Aloha é uma filosofia local composta de cinco princípios que regem a conduta dos havaianos, chamado de “Espírito Aloha”.A, AKAHAI, bondade a ser demonstrada com ternura. L, LOKAHI, unidade a ser expressa com harmonia. O, OLU OLU, cordialidade a ser demonstrada com Afeto. H, HA AHA ,humildade, a ser demonstrada através da modéstia. A, AHONUI, paciência, a ser demonstrada pela perseverança. Sob o Mesmo Céu (2015) está disponível no Star Plus. O patinho feio é um cisne cinzento, confundido com um pato ao observar seu reflexo distorcido nas águas da matéria até descobrir a verdadeira identidade, deslizando sobre elas.
Em Cada Um Na Sua Casa (2015) no Prime Vídeo, os mesmos criadores de Os Croods e Como Treinar o Seu Dragão, trocam os terráqueos pelos Boov, criaturinhas inocentes de virar a cabeça que mudam de cor conforme expressam sentimentos sob a má influência do capitão covarde, Smek (Steve Martin). Um mundo fantástico envolto em bolhas de sabão e objetos tão leves como uma pluma ao som das divas do pop Jennifer Lopez e Rihanna, interpretando mãe e filha com um carro voador construído pelo alienígena atrapalhado, Oh (Jim Parsons) que revelou acidentalmente a localização atual do seu povo aos Gorgons, inimigos que buscavam preservar a sua espécie em extinção.