05/08/2022 às 00h29min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h29min

​São Paulo, a capital nacional da bicicleta

A maior malha cicloviária do país, com 699,2 quilômetros de extensão, vai ganhar mais de 160 quilômetros adicionais até o fim do ano. O objetivo da Prefeitura é alcançar 1.000 km de malha até o fim de 2024, conforme previsto no Plano de Metas . Auditoria, porém, revela os acertos e a necessidade de melhorias. O ‘Shimano Fest’ , ainda, deve atrair ainda mais ciclistas à cidade.
As obras das ciclovias da Av. Jaguaré, Av. República do Líbano, Av. Sena Madureira, Av. Tiradentes, Av. Indianópolis, Av. Nações Unidas, Praça Campo de Bagatelle, Av. Dom Pedro I, Av. Miguel Yunes, Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, Rua Dona Avelina, Av. Gastão Vidigal e do Viaduto Bresser já foram iniciadas. No total, são 22,9 km em construção neste momento.

Evento atrairá mais ciclistas
De 18 a 21 de agosto, acontece o ‘Shimano Fest’ o maior festival de bicicleta da América Latina, de forma presencial aqui em São Paulo. Serão 4 dias de muitas atividades ligadas ao ciclismo, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, cultura, diversidade e esporte, tão características desse festival. Maiores informações em https://shimanofest.com.br/

Plano Cicloviário amplia e melhora a rede cicloviária
O resultado do novo levantamento da Associação Ciclocidade, realizado em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), demonstra como a execução do Plano Cicloviário é benéfica para quem pedala na capital. Na primeira edição, realizada ainda em 2018, a Ciclocidade apontou que 41% da malha de 485 km existentes à época tinha problemas de manutenção. Já o levantamento realizado neste ano de 2022 demonstra que 81% da rede de 699,2 km está em boas condições. Ou seja, mesmo com a ampliação da malha, houve melhoria das condições gerais de segurança, mobilidade e conforto para os ciclistas.

Auditoria aponta melhorias e problemas
A Ciclocidade lançou o caderno “Auditoria Cidadã 2022 da Estrutura Cicloviária de São Paulo”. A pesquisa de campo foi feita entre os dias 18 de abril e 22 de maio por uma equipe de 11 ciclistas e concluiu que 81% da malha cicloviária atual encontra-se em boas condições, enquanto outros 19% exigem atenção. A parte que exige atenção é composta por: 12% de estruturas que precisam de manutenção, em geral, voltada para algum ou alguns dos itens específicos avaliados; 5% de estruturas que requerem intervenção ou requalificação imediata. São locais onde ciclistas estão em risco mesmo usando as estruturas cicloviárias, uma vez que as condições mínimas de proteção não estão sendo alcançadas. Tais estruturas exigem atenção a todos ou quase todos os itens avaliados; 2% de estruturas inexistentes

Manutenção da rede
A Prefeitura informou que, com o propósito de corrigir as deficiências como as indicadas pela Auditoria e manter a conservação da rede, ao mesmo tempo em que amplia a extensão da malha, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito está finalizando o edital para o serviço de manutenção da malha. A modalidade licitatória será por meio de ata de registro de preços para a prestação de serviços de manutenção dos 700 km de vias dedicadas às bicicletas.

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