29/07/2022 às 00h13min - Atualizada em 29/07/2022 às 00h13min

​Há muitas moradas na casa de meu Pai

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Este artigo contém spoilers. Mystério (Jake Gyllenhaal) antes de morrer revela a identidade secreta do Homem-Aranha (Tom Holland), incriminando-o: “acho que não sairei vivo, pois o Homem-Aranha me atacou com drones armados das Indústrias Stark. A intencional Falácia do Espantalho espalhada por Quentin Beck visava confundir para dividir a população. Era o furo de reportagem que o dono do Clarim Diário J.J. Jameson (J. K. Simmons) precisava para vender muito mais jornal. Graças a esse tumulto generalizado, Peter Parker, Ned (Jacob Batalon) e MJ (Zendaya) se mudam imediatamente do Queens, porém, os superdotados são desconvidados a ingressar na universidade. Ocorre que Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) tenta apagar essa revelação difamatória da mente da população, mas o tiro sai pela culatra e traz ao Universo-616 os humanos que conhecem a identidade secreta do Amigão da Vizinhança, como o Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx), Dr Octopus (Alfred Molina), o Lagarto (Rhys Ifans), o Homem-Areia (Thomas Haden Church) e os outros dois Homens-Aranha, interpretados por Andrew Garfield e Tobey Maguire. O trio se esforça para regenerar os vilões recém-chegados, contudo, a loucura não se cura numa só vida. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), disponível na HBO Max, é um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos ao lado de Superman — O Filme e Batman: O Cavaleiro das Trevas. A Teoria das Cordas, mencionada pelo Espetacular Homem-Aranha (Garfield) indica que para cada partícula subatômica do universo, como os quarks e os elétrons, existe um padrão de vibração particular. Esses filamentos indivisíveis unidimensionais vibrantes formados por energia ao vibrarem em diferentes tons formaríam diferentes partículas, do mesmo modo que as cordas do violão podem produzir diferentes sons sem a necessidade de diferentes cordas, uma para cada som. Por isso, é possível unificar a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica numa única estrutura matemática denominada Teoria de Tudo, ou Fluido Universal, segundo a Doutrina Espírita, sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão, jamais adquirindo as propriedades que a gravidade lhe dá. Sabemos que para uma corda de violão vibrar é fundamental a presença de um agente provocador, por hipótese esse agente seria o Espírito (Espiritismo Aspectos).
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) materializa a Teoria das Cordas, revelando múltiplas dimensões onde mora o nosso outro eu. A trama disponível no Disney Plus explora as consequências da série WandaVision (2021), cuja protagonista interpretada brilhantemente por Elizabeth Olsen busca desesperadamente rever os filhos noutra dimensão com a ajuda dos poderes de uma jovem aprendiz das artes místicas. América Chavez (Xochitl Gomez) é uma personagem carismática de sorriso fácil, mal apresentada e mal desenvolvida pelo roteiro, tal como a corrompida Feiticeira Escarlate em razão da posse do livro místico Darkhold. Contudo, o Doutor Estranho conquistou a paz de espírito que sonhava, ao contrário da sua versão maligna, apresentada na série animada What If…(2021), por causa da morte trágica do grande amor da sua vida, Christine Palmer (Rachel McAdams) em vez das mãos. Ocorre que a tentativa desesperada em ressuscitá-la milhares de vezes acabou comprometendo aquela realidade, uma vez que a morte é considerada um ponto absoluto no tempo que apenas a Deus pertence. Outra decepção que poderia ter transformado o longa num clássico foi a participação fugaz e cronometrada dos Illuminati. Dizem as más línguas que a verdadeira sociedade obscurantista que difundia os dogmas do iluminismo a partir de 1776 pode ter sido responsável pelas guerras mundiais, o assassinato do presidente Kennedy, o naufrágio do Titanic e o ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.  
Em Efeito Borboleta (2004) na HBO Max o pai de Evan foi outro que tentou brincar de Deus e também enlouqueceu, sobretudo ao descobrir que o filho seguiria o mesmo caminho maldito: “não existe o certo filho, é impossível mudar as pessoas sem destruir quem elas foram”. Ainda assim, o garoto ignorou as ordens do pai desequilibrado e a revelação apresentada por uma cartomante que o acusou de não ter alma. Na verdade, Evan Treborn (Ashton Kutcher) desejava mudar o passado sinistro da namorada de infância, Kayleigh Miller (Amy Smart), nascida igualmente numa família disfuncional e desestruturada, cujo pai era um pedófilo contumaz que traumatizou o filho Tommy, transformando-o num psicopata com ciúme doentio da irmã que o amparava. Treborn teria um futuro brilhante, caso não tentasse consertar os erros dos amigos ao seu redor, abrindo diversas realidades. Isso provocou a morte precoce da mãe, o suicídio ou a prostituição da namorada, enquanto o responsável por aquele caos generalizado ficou mutilado, preso ou internado numa clínica psiquiátrica ao invés de se tornar um excelente profissional. No final exibido nos cinemas, o menino-prodígio após se formar, decide nunca mais se encontrar com Kayleigh, enquanto na versão alternativa do diretor o viajante do tempo se mata dentro do útero da mãe, antes da progenitora dar à luz a ele. 
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022) é o filme do momento protagonizado por Michelle Yeoh e o sósia do Jackie Chan (Stephanie Hsu) que luta quase tão bem quanto o astro oriental. A vilã é uma fiscal burocrática da Receita Federal Americana, interpretada pela inigualável Jamie Lee Curtis, ao implicar com a lavanderia da chinesa em busca do sonho americano. O casal para não perder aquele estabelecimento comercial valioso consegue fugir por aproximadamente 7 realidades distintas, aprender inúmeras artes marciais ao estilo Matrix, visando derrotar os antagonistas que pretendem dominar aquele multiverso. Porém, a chave do sucesso de Evelyn (Yeoh) assim como a salvação de todas as realidades, implica na reconciliação com o marido (Hsu), principalmente com a filha rebelde. Tal atitude nobre provoca reações semelhantes nas suas outras versões, pois o amor é universal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.