26/05/2022 às 23h49min - Atualizada em 26/05/2022 às 23h49min

​UBSs da região voltam a ser criticadas pela população

Em ano de pandemia, ficou ainda mais clara a necessidade de oferta de hospitais e centros de atendimento de qualidade à população. Entretanto, de acordo com a população da região, a situação das UBSs da região continua a apresentar muitos problemas.

Moradores questionam
“Estou me sentindo indignada! Seu filho precisa de medicamentos e vai até o Posto de Saúde, e não tem! Seu filho tem que passar no Posto de Saúde da sua região e não tem PEDIATRA,  porque ela sai de férias e não tem substituto! Isso porque você vai cedinho, como falam para ir, para conseguir vaga e recebe esta notícia: PEDIATRA só na próxima quinzena! Aí você passa em uma unidade em outro município, e eles não gostam! Por que será que sempre procuro outro município?  Será que este relato diz alguma coisa:  POSTO DE SAÚDE, UM CAOS SEM MEDICAMENTOS, SEM PEDIATRA.” V.A.B.

“Desde novembro do ano passado tento passar meu filho no pediatra do Posto de Saúde da Vila Gomes, e eles sempre me falam isso: estão de férias, e não tem substituto. Vai cedo e recebe a mesma resposta... Com isso tenho que ir num médico particular, se eu quiser que meu filho seja atendido. Mas nem sempre temos condições para isso. É mesmo revoltante!” S.R.

“Relate sua indignação pela falta de medicamento e médicos, pelo portal 156 ou pelo tel 156. Por redes sociais, não adianta.” M.B.

“Isso é um problema grave, de saúde pública!” L.A.

“Fora quando medicam a criança e o remédio está em falta até no laboratório. Um caos!” R.R.

“Eu ainda não estou bem, mas preciso falar sobre o fato: tratamento dispensado pela enfermeira e pelo médico do plantão do dia 15 para o dia 16 de maio. Pronto Socorro Municipal dr. Caetano Virgílio Neto (antigo e conhecido na região como PS Bandeirantes) - R. Augusto Farina, 1125 – Butantã. Sou moradora do bairro Vila Progredior administrada pela Prefeitura Regional do Butantã. Em 14/05/2022, por volta das 21h30 tive um infarto. Fui atendida no PS, chegando por volta das 22h30. Fiz 2 eletrocardiogramas e um dos aparelhos estava com defeito, além do sistema de internet não estar funcionando direito, segundo o que a técnica explicou a demora. Tive a internação no dia 15/05 às 5h30. Quando foram dar a minha medicação, eu, tranquilamente, questionei o por que estavam me ministrando apenas 1 remédio se na outra madrugada tinha tomado. Então a enfermeira foi muito estúpida e disse que era aquilo mesmo. O médico também não gostou da minha pergunta e me ameaçou me mandar para a ambulatório. Eu disse a ele: - então, me dê alta, aí vou para outro hospital. E ele me respondeu: de jeito nenhum. Eu disse:  estou aqui por um infarto e vocês querem discutir comigo? Precisa melhorar a condição deste Pronto Socorro que atende uma demanda muito grande da região, pois é o único que está atendendo. Além do mais, preparar um treinamento para os profissionais.” D.E.

UBS Butantã informa sobre pediatria
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, informa que a UBS Butantã, administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), possui atendimento com especialidade pediátrica de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. A unidade de saúde ressalta que todos os dias são oferecidas 50% de vagas para agendamentos que podem ser feitos na própria unidade ou também pelo aplicativo Agenda Fácil. Em momentos de alta procura, a UBS oferece vagas com médicos do Estratégia Saúde da Família para atendimento infantil.
A SMS ressalta que o abastecimento de medicamentos ocorreu no dia 20 de maio. A lista de medicamentos da rede municipal pode ser acessado por meio do link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/REMUME_dispensacao_atualizada_10_2021_final.pdf

Pronto Socorro irá apurar o caso
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, que a paciente D.P.E. deu entrada no Pronto Socorro Municipal (PSM) Dr. Caetano Virgílio Neto no dia 14 de maio, às 22h45, passando por avaliação de risco e colocada como atendimento prioritário, com realização do exame de eletrocardiograma às 22h58, que precisou ser repetido por solicitação médica. O aparelho se encontra em pleno funcionamento.
Após melhora do quadro clínico, a munícipe recebeu alta da observação no dia 16 de maio, e recebeu orientações das medicações a serem mantidas em sua residência. Também foram pedidos exames e encaminhamento para realização dos procedimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente. 
Com relação ao relato do atendimento prestado pelos profissionais, a pasta lamenta o ocorrido e informa que está averiguando o caso. Todos os colaboradores da unidade foram reorientados sobre a necessidade de realizar atendimento e escuta dentro dos preceitos éticos. A pasta está à disposição para o que couber.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.