17/03/2022 às 22h26min - Atualizada em 17/03/2022 às 22h26min

​Brasil: crescimento zero em 2039

A população brasileira crescerá apenas até o ano de 2039, quando então o país atingirá o ano de “crescimento zero”. Essa é a principal constatação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2039, quando vai parar de crescer e iniciar a trajetória descendente a partir do ano seguinte, a população será de 219,12 milhões. A expectativa de vida, contudo, continuará em crescimento, o que será imenso problema para a previdência social.
Em 2050, seremos 215,3 milhões de habitantes. De 2008 para 2050, o Brasil passará da quinta para a oitava posição no ranking dos países mais populosos. E o mais grave: consumiremos mais do que a terra é capaz de nos entregar, a um custo ambiental que jamais será pago. Isso ocorrerá porque aumentará o consumo dos ricos, mas também o de pobres que ascendem economicamente.
Se nosso País cessará seu crescimento populacional daqui a 17 anos, o mesmo não ocorrerá com o resto do planeta. O Fundo das Nações Unidas para a População mostra, em levantamento divulgado, que o único modo efetivo de reduzir as taxas de natalidade é a educação, dando os meios para que as pessoas evitem os nascimentos, livres de qualquer coerção.
Segundo a ONU, a população mundial chegará a 9,2 bilhões de pessoas em 2050, antes do crescimento ser interrompido.
A demanda por controle é imensa: um em cada cinco nascimentos, ou 36 milhões de abortos não ocorreriam nos países em desenvolvimento se as pessoas tivessem mais direito à escolha.
O. Donnini, jornalista e advogado

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.