17/02/2022 às 23h14min - Atualizada em 17/02/2022 às 23h14min

CoralUsp. Inscrições gratuitas vão até 31 de março e os interessados não precisam ter vínculo com a USP

O CORALUSP (Coral Universidade de São Paulo) está com as inscrições abertas, até 31 de março ou enquanto durarem as vagas, para novos integrantes no primeiro semestre de 2022. 
Além de participar gratuitamente dos ensaios dos grupos, os coralistas recebem orientações de técnicas vocal para dar os primeiros passos como cantores e, posteriormente, aulas de percepção musical. 
O CORALUSP é aberto a toda a comunidade e não é necessário ter vínculo com a USP. Para a maioria dos coros, os participantes também não precisam ter experiência musical. O único pré-requisito é ser maior de 18 anos. 
“O coral é absolutamente democrático e sempre buscou a diversidade, pois reúne pessoas de todas as idades, de diferentes classes sociais, carreiras e universos, que se entregam à música com um objetivo comum”, destaca Eduardo Fernandes, diretor artístico do CORALUSP.   
Há muitas opções de horários: ao todo, são 15 grupos corais, com projetos artísticos e repertórios distintos, e duas oficinais. Entre os diversos estilos musicais, estão MPB, rock, black music, música erudita, jazz e soul. 
Os ensaios são realizados em três locais da cidade, de acordo com cada grupo: no campus da Cidade Universitária (Butantã); na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Centro); e no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (Bela Vista).
As inscrições são gratuitas e os candidatos devem verificar o repertório de cada coro no site do CORALUSP para escolher em qual deseja participar. 
Após o preenchimento da ficha de inscrição, também disponível no site, os candidatos devem agendar um teste vocal com o regente do grupo escolhido. Os testes estão sendo realizados presencialmente e, em alguns casos, no formato remoto.
Sobre o CORALUSP
O CORALUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, foi fundado em 1967 pelo maestro Benito Juarez e por José Luiz Visconti, inaugurando à época um caminho inédito no canto coral brasileiro ao unir a música popular e a erudita.
Atualmente, o coral é composto por 15 grupos e duas oficinas, que reúnem aproximadamente 560 cantores, e conta com uma equipe de sete regentes, cinco orientadores de técnica vocal, um pianista, além da equipe administrativa e de produção.
Com apresentações pelo País e turnês no exterior, o CORALUSP recebeu cinco premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e possui seis registros fonográficos, além de um amplo acervo musical.
Ao longo de sua trajetória, o coral orgulha-se de ter sido responsável pela preparação de inúmeros regentes, cantores, arranjadores e compositores para o universo musical.
Serviço: até 31 de março de 2022 (ou enquanto durarem as vagas) Como: os interessados devem acessar o site www.coralusp.prceu.usp.br, clicar no link “faça parte” e preencher a ficha de inscrição. Em seguida, os candidados devem realizar o agendamento do teste vocal pelos telefones: (11) 3091-3930 ou (11) 2648- 0815, das 9h às 16h (falar com Cida ou Lindraci).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.