17/02/2022 às 21h10min - Atualizada em 17/02/2022 às 21h10min

​O que significa “Voto de Minerva”?

Expressão que costuma ser aplicada a diversos tipos de situação, desde decisões graves e importantes até as banalidades do cotidiano, o “Voto de Minerva” significa “voto de desempate” ou “ voto de qualidade”. A expressão tem origem na mitologia grega e faz referência à Deusa Atena, conhecida pelos romanos como Minerva. Ela presidiu o julgamento de Orestes, que matou a própria mãe e o amante dela para vingar a morte do pai. O júri era formado por doze cidadãos de Atenas, e acabou havendo empate na decisão. Com isso, Minerva, que presidia o júri, teve de participar da votação e proferir seu voto a favor de Orestes.
A participação daí, o voto decisivo de desempate, passou a ser conhecido como  “Voto de Minerva“. Expressão que acabou se popularizando e cujo sentido foi ampliado a qualquer situação similar. Minerva representa a deusa da Razão e da Paz e preside as Artes, a Literatura, a Filosofia, a Música e a Criatividade.
*Oduvaldo Donnini é jornalista e advogado

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.