03/02/2022 às 21h02min - Atualizada em 03/02/2022 às 21h02min

​“Árvores perigosas”

Perigosos somos nós que as plantamos em lugares inadequados.
Perigosos somos nós que não as tratamos com o devido respeito.
Perigosos somos nós, que agredimos a natureza o tempo todo.
Perigosos somos nós que não as monitoramos nem zelamos.
Perigosos somos nós que chegamos ao absurdo de reclamar que suas folhas entopem as calhas.
Qualquer ser humano pode mandar limpar as calhas no período específico em que caem folhas. Sim, porque elas obedecem um ciclo e as folhas caem no outono e em grandes ventanias. Mas as pessoas não querem que caia nunca.
Perigosos somos nós, que pedimos podas criminosas e inadequadas o tempo todo.
Por fim, criminosos somos nós, que reclamamos das folhas que caem nas calçadas e que uma simples vassoura pode resolver.
A função das folhas, sim, foi criminosamente anulada pelo ser humano que veste o chão com concreto.

*Fiquei bem triste com a criminalização que a Gazeta de Pinheiros atribuiu às árvores. E lembro, que também de forma equivocada, a matéria coloca que a função das árvores é ‘embelezar’ o local.  *Não, as árvores tem uma função ambiental muito mais importante e que foi desconsiderada.
*Ana Aragão é jornalista e ambientalista

Resposta da Gazeta de Pinheiros - A criminalização das árvores é do poder público e das concessionárias, que abandonaram a conservação, poda por especialistas e reposição por outras, quando caem. Ainda são ‘canibalizas’ pelas concessionárias de energia, como a Enel (como sempre foi feito de maneira irregular pela ex-Eletropaulo). Além de tudo não fazem o atendimento urgente e premente aos moradores, quando solicitados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.