17/12/2021 às 01h23min - Atualizada em 17/12/2021 às 01h23min

O Primeiro Natal

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Há 2.000 anos na Galileia foi celebrado o primeiro Natal em homenagem ao aniversariante mais famoso do planeta que foi perseguido por Herodes, temendo perder o trono para um rei do outro mundo. Em, A Estrela de Belém na Netflix, Maria imaculada pouco antes de se casar recebe a visita do anjo Gabriel informando-lhe a Boa Nova. José ficou surpreso ao saber que iria ser pai de uma divindade, mas garantiu cumprir a missão mais importante da sua vida. A doce mãe de Jesus é retratada na animação da Sony como uma mulher ativa e cheia de vida, de olhos reluzentes e cabelos longos que se esvoaçam ao vento, ao invés de se esconderem atrás do chale, cujos traços assemelham-se à pintura divulgada pelo espírito Humberto de Campos no livro Boa Nova. Maria de Nazaré e José vão até Belém em cinco dias no lombo de um burrinho simpático sem ter onde dormir. Isso até o casal ser acolhido por singelos animais de um estábulo iluminado pela Estrela de Belém na noite feliz mais escura do ano. O fenômeno astrológico ou mediúnico trouxe os Três Reis Magos, peritos em astrologia, para perto do menino Jesus que adormeceu naquela manjedoura reluzente repleta de ­presentes. 
O Menino Chamado Natal da Netflix foi inspirado em São Nicolau que distribuía presentes às crianças também na Idade Média. A história foi contada pela tia Ruth (Maggie Smith) às sobrinhas na véspera de Natal. Nikolas (Henry Lawfull) é um menino que sai da floresta onde mora a fim de procurar o pai lenhador desaparecido na lendária vila dos elfos, Elfhelm. O garoto que buscava esperança encontrou o espírito do Natal, enquanto o pai mercenário  distorceu a mensagem do rei, mas encontrou a esposa.
Em Klaus, outra versão bem diferente da mencionada em epígrafe também da Netflix, a terra do Papai Noel encontra-se acima do Círculo Ártico, coberta por um denso nevoeiro. Smeerensburg é habitada por duas famílias rivais há séculos num eterno conflito ideológico bastante conhecido no Brasil, denominado: “Nós contra eles”. Os Ellingboes e os Krums se esforçam para aterrorizar turistas e desunir os moradores locais, estagnando o progresso intelectual daquela cidade, sobretudo o aprendizado fundamental das crianças após o fechamento da única escola que foi transformada numa peixaria por falta de alunos interessados em estudar. Isso até o novo carteiro mimado, Jesper (Rodrigo Santoro) encorajá-las a escrever cartinhas visando atingir a meta pessoal de 6.000 cartas por ano. No fundo, ser gentil e fazer o bem focado no progresso educacional, intelectual, cultural, moral e fraternal da população era o que realmente incomodava os líderes das duas facções que acabaram se unindo contra Jasper, ansiosos pela volta do status quo em prol da mediocridade.
O Expresso Polar na HBO Max é uma espécie Maria Fumaça dos anos 1950 repleta de crianças que vai ao Polo Norte com o objetivo de reforçar a fé dos passageiros no Papai Noel. É o caso do menino que deixou de ouvir o guizo do bom velhinho há algum tempo e por isso ganhou um ingresso especial naquela locomotiva mágica. A aventura eletrizante sobre o gelo, cheia de obstáculos imprevisíveis ainda é essencial para ver na noite de Natal ao lado da família tomando um delicioso chocolate quente. Após Forrest Gump e O Náufrago Tom Hanks interpreta o Condutor, o garoto, o pai do garoto, o Sr Scrooge, o andarilho e o Papai Noel na animação também dirigida por Robert Zemeckis, ofuscado apenas pela suntuosa fábrica de brinquedos manufaturados dos duendes que serão distribuídos caridosamente a todas as crianças boazinhas depois de um ano de muito esforço e dedicação ­incondicional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.