18/11/2021 às 21h20min - Atualizada em 18/11/2021 às 21h20min

​Antoni Gaudí: o pai da arquitetura

Devotado estudioso da natureza, Gaudí se inspirava em formas orgânicas para sua arquitetura, usando o “mundo natural de Deus”. Gaudí inventou técnicas de carpintarias, ferragem, vidraria e cerâmica.
Mesmo agora, quase um século depois de sua morte, turistas de todo o mundo viajam a Barcelona para ter um vislumbre de seu estilo modernista inimitável. Dentre suas obras estão parques, prédios públicos, mansões particulares e sua obra magna, a “Sagrada Família”, um templo católico. Era e  é diferente de tudo na história da arte. O notável de Gaudí era o conceito da natureza como arte orgânica.
E mais. Ladrilhos hexagonais encomendados para as calçadas da cidade. Cada um deles tinha um desenho sinuoso idêntico, com rabiscos que pareciam sem sentido. Genial!
A arquitetura desse mestre mostra as grutas que parecem escavadas pelo vento e a chuva, suas colunas de sustentação parecem ter crescido da terra e seu trabalho com ladrilhos lembra a vida marinha primitiva. Em Barcelona não existe escassez da arte de Gaudí. Para quem nunca foi e pode realizar uma viagem internacional, vale a pena uma visita à capital da Catalunha.

O. Donnini, advogado e jornalista

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.