14/09/2018 às 18h24min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Semáforos da Giovanni Gronchi devem ser alterados até o final do ano

Os problemas de mobilidade de quem escolhe o carro como meio de transporte estão cada vez piores no Morumbi. Com a verticalização da região subiram também a quantidade de carros e motoristas, mas não aumentaram as vias. Um desses corredores viários é a Avenida Giovanni Gronchi, com sentido do tráfego em mão dupla na maior parte do traçado e ruas perpendiculares para acesso às áreas residenciais. No entanto, segundo alguns motoristas, o fluxo de veículos nos cruzamentos é controlado de maneira desarticulada pelo sistema de semáforos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que “adotou medidas para melhorar as condições de segurança na avenida, com a priorização do transporte coletivo no corredor de ônibus, bem como  no tratamento para os pedestres, com a implantação de estágios semafóricos específicos e aumento do tempo para as travessias”. Porém, os motoristas apontam para o acúmulo de paradas que precisam fazer. Principalmente durante os horários de pico, as poucas vias de entrada e saída do bairro apresentam características que dificultam o deslocamento dos motoristas. A Companhia afirma que “os tempos de verde são calculados de acordo com os fluxos veiculares. Em cada período do dia,  é priorizado o sentido do maior fluxo em termos de tempos de verde e defasagens. As vias transversais também são consideradas, bem como o corredor de ônibus”. Ainda assim, associações de moradores informam que já registraram queixas para que os intervalos fossem revistos. O órgão, em resposta, diz que “todas as solicitações de revisão de tempos semafóricos são analisadas e passam por adequação pelos técnicos da CET”. Para atender melhor as demandas locais, a Companhia iniciou no final do ano passado, a troca dos equipamentos semafóricos e de câmeras de monitoramento da avenida, com “previsão de que até o final deste ano todos os equipamentos serão trocados”, citam em nota. Edital Uma vez que a rede atual de semáforos da cidade é da década de 80, a Prefeitura lançou um chamamento público para aprimorar, ampliar e modernizar todo o sistema. Foi publicado no dia 16 de fevereiro, no Diário Oficial, um edital de chamamento público de parceria com a iniciativa privada para a modernização da rede semafórica da cidade. Os investimentos são estimados em mais de R$ 1 bilhão, mas uma estimativa mais precisa só será possível após o recebimento dos subsídios entregues pelos participantes. O objetivo é receber do mercado ideias sobre investimentos para a implantação de um sistema de inteligência dos semáforos, aprimorando o serviço prestado atualmente com a ampliação da rede. A meta é reduzir as falhas dos equipamentos, melhorar o tráfego urbano, promover vantagem econômica e operacional para a administração pública e permitir aperfeiçoamentos graduais, agregando novas funcionalidades, além de gerar e explorar novas receitas. A proposta de modernização prevê a ampliação da rede, com duas plataformas: uma em tempo real e outra em tempo fixo. A primeira permite que o semáforo controle o tempo de abertura e fechamento e envie os dados para uma central, sem a necessidade de operação por um agente. Essa tecnologia também permite o controle de fluxo dos carros. A plataforma em tempo fixo prevê acesso remoto, em caso de necessidade. A novidade é que a mudança no tempo semafórico será feita a distância, eliminando, na maioria dos casos, a presença de equipes de manutenção. Os novos semáforos também controlarão a velocidade dos carros e farão a contagem dos veículos no cruzamento. Isso permitirá modificar a programação para que os semáforos fiquem, por exemplo, abertos por mais ou menos tempo de acordo com o trânsito na região. A medida visa garantir mais fluidez no trânsito. Os equipamentos contarão com câmeras e serão interligados à central, permitindo mais agilidade nos reparos e mudança da programação semafórica. O foco da modernização também envolverá os semáforos de pedestres. A nova tecnologia também será mais eficaz em caso de chuva forte, que prejudica o funcionamento dos semáforos. Hoje, em caso de falta ou oscilação de energia, os controladores são desligados automaticamente por dispositivos de proteção. Com a modernização, será possível religar os semáforos remotamente.


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