06/09/2018 às 21h46min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Linha 5-Lilás ganha mais uma estação

Estação AACD-Servidor está à disposição da população. Inicialmente, a ViaMobilidade vai operar a estação todos os dias, das 9h às 16h, com cobrança de tarifa. Esse formato é chamado de “operação reduzida” e consiste na maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de funcionamento da estação. Matéria da Folha de S. Paulo aponta para a ausência de guichês de atendimento rebaixados, ou mesmo comunicadores a alturas menores. Os cadeirantes não possuem catracas especiais e podem encontrar dificuldades de acesso, caso não passem pelo portão de acesso lateral, que deve ser aberto por um funcionário, ainda de acordo com a reportagem. As rampas que dão acesso aos banheiros não possuem material antiderrapante e lá as lixeiras devem ser acionadas com os pés, o que pode ser uma dificuldade extra ou até mesmo a impossibilidade de uso. O horário de atendimento da estação AACD-Servidor será ampliado gradativamente até chegar à operação plena, de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h00, e aos sábados das 4h40 à 1h00, como nas demais estações da rede. O novo trecho de 1,3 km da linha 5-Lilás é operado pela concessionária ViaMobilidade. Com a abertura desse novo trecho, a linha 5-Lilás passa a ter 13 estações em funcionamento ao longo de 17,3 km. A AACD-Servidor deve receber 22 mil pessoas por dia útil. Estação Localizada na região da Vila Clementino, a estação é a 80ª da rede metroviária que passa a ter 91 km de extensão em seis diferentes linhas. A estação recebeu o nome de AACD-Servidor por facilitar a chegada à AACD e ao hospital do Servidor Público Estadual. A entrada principal fica na rua Pedro de Toledo, 1.601, e o acesso secundário está no lado oposto dessa via, ao lado da instituição de atendimento a crianças com deficiência. O Hospital do Servidor Público Estadual conta com 721 leitos e oferece atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas. Já a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é um centro de referência em ortopedia e reabilitação de pessoas com deficiência, e conta com hospital que dispõe de 125 leitos, incluindo setores de internação e UTI. Sua privilegiada localização também possibilitará um fácil acesso a locais como Parque Ibirapuera –a cerca de 1 km da estação–, Centro Olímpico, Parque das Bicicletas, Hospital Edmundo Vasconcelos, Tribunal de Contas do Município e Banco de Sangue de São Paulo, além dos clubes Monte Líbano, Ipê e Armênio. O grande diferencial da AACD-Servidor está em sua ampla estrutura que privilegia a acessibilidade, por servir a uma região com muitos hospitais e clínicas. Para atender a essa demanda, o projeto contemplou a construção de dois pavimentos subterrâneos de estacionamento para veículos, cuja entrada ficará na avenida Professor Ascendino Reis, além da instalação de nove elevadores e 12 escadas rolantes. Também foram instalados piso podotátil direcional e fita antiderrapante nas escadas fixas. A AACD-Servidor recebeu o moderno padrão arquitetônico que vem sendo adotado nas novas estações da linha 5-Lilás, com a utilização de uma grande cúpula de vidro, que virou marca das novas estações desta linha. Também foram utilizadas aberturas menores cobertas com vidro, chamadas de “lanternins”. Esses recursos da arquitetura permitem a entrada de ventilação e luz naturais no interior da estação, gerando economia de energia elétrica e protegendo da incidência de raios ultravioleta. Ao todo, a nova estação tem 27,5 mil m² de área construída e 22,5 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos: dois níveis de estacionamento, mezanino e plataformas. Linha 5-Lilás A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11,5 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle –CBTC– em toda a linha e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi. Com esse novo trecho, já foram acrescentados à linha 8,2 km de vias com as estações Adolfo Pinheiro (aberta em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (2017), além de Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor, abertas neste ano. Agora resta a conclusão das estações Campo Belo (no meio da linha), Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. O investimento para todo o empreendimento é de R$ 10 bilhões. Quando completa, a linha 5-Lilás terá 20 km e 17 estações entre Capão Redondo e Chácara Klabin, e atenderá a 850 mil pessoas diariamente. Concessão Em agosto deste ano, o ramal passou a ser administrada pela concessionária ViaMobilidade, que em janeiro deste ano venceu a licitação internacional para concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, esta em construção, ao oferecer ao Governo do Estado outorga fixa de R$ 553,8 milhões. O consórcio ficou responsável pela operação comercial das duas linhas pelo período de 20 anos. O investimento inicial previsto do parceiro privado é de R$ 88,5 milhões para melhorias de infraestrutura na estação Santo Amaro. Ao longo de todo o prazo da permissão, a expectativa é de R$ 3 bilhões de investimentos e reinvestimentos.


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