13/06/2024 às 23h46min - Atualizada em 13/06/2024 às 23h46min

Os problemas e projetos em torno do Largo da Batata

Referência de mobilidade, comércio e entretenimento, o Largo da Batata ganhou importância econômica e cultural na cidade, e com isso passou por reformas, mas ainda continua com muitos problemas, pois o projeto original de 2001, do arquiteto Tito Livio Frascino, foi desfigurado e não agradou a ninguém. Sobre este assunto, o prefeito Ricardo Nunes pediu o ano passado à SP Urbanismo-Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, estudos para uma revitalização de fato, com uma proposta de setorização para o local com a requalificação das praças do entorno, como os pinheirenses desejam e identificando o que o projeto original teve sucesso e o que pode ser melhorado.

Projetos no entorno e invasão de calçadas
O projeto 'LAPI' da “Jacarandá Capital”, pretende ajudar na mudança e modernização do Largo da Batata, mas as suas obras, tapumes altos e enormes, que invadem as calçadas, estão prejudicando os pedestres e toda a comunidade. Exemplos destes “abusos” também acontecem na Rua Fernão Dias, próximo ao número 503 e até na Rua Butantã. Os moradores sabem dos incômodos de obras problemáticas, com poeira, barulho e trânsito pesado de caminhões, muita poluição e problemas, principalmente no coração do bairro, entre a Marginal Pinheiros e a Avenida Faria Lima, um dos mais importantes centros financeiros da capital.

“Ponto de encontro, lazer e conveniência”
A “Jacarandá” informa que o projeto faz parte de uma cuidadosa curadoria de serviços de uso misto de lojas, restaurantes, prédio residencial, intercalados com áreas de negócio e lazer, para valorizar ainda mais a região. “A proposta é manter o espaço em movimento o tempo todo, com segurança e iluminação. Será um convite para as pessoas se servirem do espaço, que traz a disposição estratégica de uma variedade de opções, desde a própria fachada. Tudo para tornar o empreendimento um ponto de encontro, lazer e conveniência”, concluem.

Subprefeitura participa
O ano passado, o então subprefeito de Pinheiros, Leonardo Casal Santos, em visita técnica ao local, destacou a importância da participação da população nas decisões sobre a reforma do Largo da Batata. Entre as sugestões oferecidas por Leonardo, estavam a instalação de pistas de skate, troca de pisos, melhorias para a travessia de pedestres, retirada de gradis, realocação do posto de atendimento “Pop Rua” e o aumento da área permeável.
"O Largo da Batata faz parte do maior corredor financeiro do Brasil.
Queremos manter o projeto inicial e potencializar a identidade turística, histórica e econômica." destaca Leonardo.

Reestruturação é luta da Gazeta de Pinheiros 
A Gazeta de Pinheiros vem demonstrando alternativas possíveis ao atual estado do Largo da Batata e têm sempre publicado sugestões, para sua revitalização. Procura traçar alguns parâmetros de melhorias desta praça pública, que foi reconfigurada há mais de dez anos pela Prefeitura, sem que a população a aprovasse como praça aconchegante ao lazer, bem como visualmente, funcional e de estética decifrável. Os jornais, desde as suas fundações, intermediam as associações de bairros, junto à administração das subprefeituras e aos demais órgãos públicos Tal movimento gerou na Prefeitura uma mobilização por alternativas. Desse modo, foram promovidas reuniões com arquitetos, urbanistas e engenheiros com uma ligação histórica com o bairro.

Encontro
Em um encontro o ano passado, na sede da Gazeta, estiveram reunidos o subprefeito Leonardo Casal Santos, Nadir Mezerani, professor, arquiteto e urbanista e diretor da Gazeta de Pinheiros, que mostrou várias alternativas de melhoria do local, inclusive promoveu reuniões com Tito Lívio e novos projetos alternativos; Marcos Leite Bastos, arquiteto e urbanista; Jorge Rubies, advogado, empresário do setor imobiliário, fundador e presidente da ‘Associação Viva Faria Lima’; Roberto Frias, engenheiro e da Associação Comercial de São Paulo; Nelson Covas, engenheiro civil; Francisco Eduardo Pereira, professor, filósofo e engenheiro; Coronel Wagner Soares, consultor em segurança pública com aplicação em videomonitoramento de espaços públicos e zeladoria; Wagner Farias, diretor  do Grupo1 de Jornais e presidente da AJORB, Associação dos Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo e Ana Lúcia Donnini, diretora do Grupo 1 de Jornais.

"História do Largo da Batata".
“Como arquitetos e urbanistas, amigos de banco escolar e cátedra professoral no Mackenzie, formados há 60 anos, eu e o Tito Lívio Frascino,  deixamos várias e importantes contribuições profissionais à cidade de São Paulo. Há experiências enaltecedoras de obras feitas e aquelas outras de se vislumbrar a correta e completa conclusão das reurbanizações dos espaços públicos. Quanto ao Largo da Batata, estamos a disposição da SPUrb para concluir corretamente as propostas que nos couberam: completar a obra executada, comprometida em contrato de concurso nacional, ou somando-se ao recente esboço que publicamos aqui na Gazeta de Pinheiros. Juntamente, nos dispomos contribuir com o que a cidade requer, através da Prefeitura.”
O arquiteto Mezerani completa ressaltando a habitual dissonância entre o tempo de execução de uma obra de tal magnitude a exemplo desta, e as já conhecidas corridas para garantir sua inauguração em tempo, vinculadas aos períodos de mandato na gestão política.

SP Urbanismo se manifesta
“A SP Urbanismo informa que entende a importância da requalificação do Largo da Batata e diante disso realizou um diagnóstico da área que foi concluído em março deste ano. O diagnóstico prevê soluções para questões relacionadas à acessibilidade, pavimentação, mobilidade e conforto do pedestre e será apresentado ao Conselho Gestor da Operação Urbana Faria Lima para aprovação e deliberação das próximas fases a serem seguidas. A próxima reunião do conselho acontece em setembro.”, conclui. Mas os moradores, após mais de um ano, cobram rapidez e urgência nas respostas de projetos do Largo da Batata, coração do bairro de Pinheiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.