18/10/2024 às 00h24min - Atualizada em 18/10/2024 às 00h24min

​Marginal Pinheiros aguarda para receber prolongamento que melhorará tráfego

Durante o 'Projeto Prefeitura Presente no Butantã', em 25 de abril, o prefeito Ricardo Nunes confirmou, em entrevista exclusiva à Gazeta de Pinheiros e aos jornais do GRUPO 1, a realização das obras de prolongamento da Marginal do Rio Pinheiros. A iniciativa faz parte da modernização da infraestrutura da cidade e terá início após a Ponte João Dias, no entroncamento com a Avenida Guido Caloi, estendendo-se até a conexão com a Avenida Jair Ribeiro da Silva.

8 km de extensão
Com aproximadamente 8 km de extensão, o projeto inclui a construção de novas alças, pontes e viadutos, visando melhorar a mobilidade e a segurança viária. A via contará com três faixas de rolamento, cada uma com 3,50 metros de largura, acompanhadas por uma faixa de segurança de 1 metro em ambos os lados, além de uma ciclovia próxima ao Rio Jurubatuba, mantendo as áreas verdes existentes.

Milhões de moradores beneficiados
O objetivo do empreendimento é melhorar a fluidez do tráfego, reduzir conflitos viários, construir novos pavimentos e acessos aos bairros, implementar soluções de drenagem para evitar alagamentos e criar ciclovias para promover uma mobilidade urbana mais sustentável. A expectativa é que essas melhorias resultem na redução do tempo de deslocamento e dos custos operacionais, impactando positivamente a qualidade de vida da população da Zona Sul e de toda São Paulo.

Prioridade da administração
Apesar de a licitação ter sido provisoriamente suspensa pela Secretaria de Obras, devido a pressões de movimentos políticos e socioambientais, o prefeito Nunes garantiu que o projeto continuará sendo uma prioridade de sua administração. Ele destacou que a modernização da infraestrutura da cidade beneficiará milhões de pessoas que residem na área mais populosa da cidade e que respeitará, na medida do possível, a manutenção das áreas verdes existentes, atendendo entidades ecológicas e ambientalistas.

Atualização da prefeitura
"A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informa que a licitação para contratação dos projetos e obras do prolongamento da Marginal Pinheiros continua suspensa desde o dia 09/03/2024 por decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. O Município aguarda decisão do Tribunal de Justiça para retomada do certame."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.