13/06/2024 às 23h36min - Atualizada em 19/06/2024 às 23h36min

União dos Comerciantes debatem sobre o Carnaval 2025

Evento debateu os prejuízos e problemas causados pelo Carnaval na Rua dos Pinheiros

A Gazeta de Pinheiros, e os restaurantes 'Gigio', 'Consulado da Bahia' e 'Tasca do Zé e da Maria', estão promovendo reuniões com referência à problemática e possíveis soluções relacionadas ao "Carnaval de Rua" do ano que vem. Foram ouvidos o chefe do centro de comunicação da PM, Emerson Massera Ribeiro, Pedro da Cunha Neto, sub-chefe; Marcos Mendonça, parlamentar, ex- Secretário da Cultura (responsável pela implantação do sucesso da ‘Sala São Paulo’, a “Lei Mendonça” e o “Projeto Guri’) e o ex-subprefeito de Pinheiros, Leonardo Casal Santos, convidado pelo vereador Rodrigo Goulart, que culminou com o encontro no último dia 11, no ‘Restaurante Gigio’ Também participaram associações de moradores e síndicos da região.

Queda grande de faturamento
O grupo afirma que o evento não apenas provoca os inconvenientes corriqueiros, relacionados a esse tipo de situação, como pequenos delitos e a grande sujeira deixada pelos foliões, além de perdas substanciais de faturamento, devido ao fechamento indiscriminado da rua. Comerciantes presentes afirmaram que suas perdas chegam a atingir 40% ou mais de seus faturamentos cotidianos.

Reivindicações às autoridades
Assim, o grupo se organiza para levar reivindicações à Secretaria da Cultura e possível processo junto ao Ministério Público, pedindo mudanças imediatas na realização do Carnaval, a começar pela suspensão do fechamento da rua.

Abaixo-assinado
A União lança um abaixo-assinado para levantar apoio e conscientizar a população local, e espera um volume considerável de assinaturas, visto que o ‘Carnaval de Rua’ provoca muitos inconvenientes para a população. Participantes presentes lembraram de idosos adoentados que precisavam ser encaminhados para um hospital, tiveram seu trajeto prejudicado e limitado pelo fechamento da rua.

Debate com ex-subprefeito
O Coronel Wagner Soares ex-chefe de gabinete da subprefeitura de Pinheiros  e o ex-subprefeito Leonardo Casal Santos, convidado pelo vereador Rodrigo Goulart, contribuíram para o debate com experiências anteriores de eventos, assim como sobre o funcionamento das estruturas da Prefeitura para receber esse tipo de reivindicação. Santos lembrou que, em relação aos eventos de Carnaval anteriores, melhoras substanciais já foram conquistadas. 
Questionado por muitos dos presentes sobre as possibilidades do abaixo-assinado e do pedido, o ex-subprefeito foi pragmático: "Será impossível suspender em definitivo a realização do Carnaval, mas é possível sim diminuir os prejuízos causados. Um caminho interessante é oferecer os fatos para a Secretaria de Cultura, que não poderá ignorá-los, e pensar em alternativas para serem levadas, mostrando pró-atividade em resolver o problema."

Próximos passos
A reflexão que restou do encontro é que este é um trabalho a longo prazo. O abaixo-assinado é um primeiro passo, mas longe de ser o bastante: "A defesa técnica sempre vai se sobrepor ao abaixo-assinado, que serve apenas para 'encorpar' a requisição." disse o presidente da AME Jardins, Fernando de Sampaio Barros, que compareceu em solidariedade à União. Assim, o objetivo é continuar mobilizando a população, que também compareceu na forma de representantes de coletivos e síndicos de prédios locais, para conquistar aos poucos a diminuição dos prejuízos causados pelo Carnaval.

Reunião Restaurante Gigio dia 10 de junho
Participaram, Cantina  Gigio, Restaurante Tasca do Zé e da Maria, Consulado da Bahia, Alice Quindins, Nello’s Cantina,  Aguzzo Cantina, Restaurante Santa Clara, Zaya  loja de roupas, TSI informática, Metalferco comercio de ferragens, AMATEUS Associação dos moradores Mateus Grou, AME Jardins Associação Moradores dos Jardins, SAB Sociedade Amigos do Bairro Boaçava, Coletivo Pinheiros, Condomínio Victorias  e Gazeta de Pinheiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.