31/08/2018 às 18h57min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Bicicletas tomam conta de região

O projeto, que começou no dia 2 de agosto nas regiões da Faria Lima, Itaim e Vila Olímpia com 500 bikes, já está com cerca de 2 mil bicicletas nas ruas de São Paulo. O plano da empresa prevê 20 mil bikes disponíveis na capital paulista ainda em 2018 e 100 mil em 2019. Ápices de uso das bikes Yellow já eram esperados nos períodos da manhã – entre 9 e 11 horas – e da tarde – entre 17 e 19 horas -, mas a empresa se surpreendeu positivamente com o uso do serviço também no horário do almoço – entre as 12 e as 14 horas. Outro dado interessante que já pode ser percebido é que quase 70% das pessoas que usam o serviço pela primeira vez, tornam-se usuários frequentes. Yellow O início da operação piloto no centro expandido teve nas regiões da Faria Lima e Vila Olímpia seu foco. O custo das bicicletas é de R$ 1 a cada 15 minutos. Uma das maiores equipes de rua do mundo para apoiar a população, os 70 ‘Guardiões Yellow’ circularão todos os dias da semana para mapear bicicletas, organizá-las, redistribuí-las estrategicamente e retirá-las para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para a melhor distribuição e posicionamento das bicicletas pela cidade, além de apoiar os usuários e garantir as boas práticas. O app já está disponível. Bike Sampa O BikeSampa, das bicicletas laranjas, opera mais de 100 estações. Quando a operação estiver completa, a previsão é que 260 estações estejam em funcionamento. Segundo a Prefeitura, o Bike Sampa tem um acervo de 1.700 bicicletas e 32.354 usuários cadastrados. Para o empréstimo das bicicletas laranjas, o ciclista deve se cadastrar no site ou pelo aplicativo e ativar um plano: diário (8 reais); por três dias (15 reais); mensal (20 reais) ou anual (160 reais). A liberação da bicicleta pode ser feita pelo próprio aplicativo, por Bilhete Único ou pelo cartão do usuário. CicloSampa Já para utilizar as bicicletas do CicloSampa, as magrelas vermelhas, o ciclista deve se cadastrar no site da empresa.  Os primeiros 30 minutos são gratuitos. Após esse período, se a bicicleta não for devolvida em uma estação do CicloSampa, será cobrada uma taxa de R$ 5, a cada período de 30 minutos excedidos no cartão de crédito registrado. Também não é necessário ter uma conta neste banco. Lojas Já para quem prefere comprar a própria bicicleta, Pinheiros tem expandido sua oferta de lojas e oficinas. São mais de dez localidades que prestam serviço ou vendem bikes. Há lojas mais tradicionais, e outras com serviços como café e lancheria. Abaixo, uma lista com apenas alguns dos locais aonde você poderá adquirir ou consertar sua bicicleta na região: Sportix Bike Shop Pinheiros (Rua Maria Carolina, 730); Vela Bikes (R. Cunha Gago, 169); Bike Tech Pinheiros (Av. Pedroso de Morais, 1053); Adoro Bike (R. Cunha Gago, 844); Ciclo Dias Santos (Av. Pedroso de Morais, 265); Ciclo Urbano Pinheiros (R. Artur de Azevedo, 1325); Bike House (Rua Cardeal Arcoverde, 2062); Vela Bikes (R. Cunha Gago, 169); Scoobike Bicycles and Mopeds (Av. Brg. Faria Lima, 260); Mobike (Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970); Oficina de Bicicletas do Rodo (R. Mourato Coelho, 837); Aro 27 Bike Café (R. Eugênio de Medeiros, 445). Faria Lima Conhecida por ser um dos centros financeiros da cidade, a Avenida Faria Lima também pode receber o título de Avenida das Bicicletas. Após a construção da ciclovia no local, o número de frequentadores aumenta todo ano. Segundo matéria da Folha de S. Paulo, apenas nos primeiros sete meses deste ano, houve um aumento de 45% de usuários de bicicletas no local. Já reportagem do Estado de S. Paulo aponta que a média diária subiu de 1,7 mil para quase 5 mil passeios desde 2013 até hoje. Desses números, aproximadamente 25% são usuários da Bike Sampa. O uso de bicicletas na via é tão forte que foi o local escolhido para a divulgação do novo sistema de empréstimos em janeiro deste ano. A matéria do Estado ainda coloca a ciclovia do local à frente da de grandes cidades do mundo. Até o final de julho, mais de 750 mil deslocamentos de bicicletas foram registrados, contra 350 mil na Avenida Paulista.


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