07/12/2023 às 23h01min - Atualizada em 07/12/2023 às 23h01min

​A Raposo Tavares, a Francisco Morato e a Marginal Pinheiros se enroscando em túneis!

Aceitamos a maldade, delicadamente, pois somos educados e temos que continuar vivendo! Vejam a fotografia abaixo pois não consigo descrever a maldade que nos entregam em 2023, no arrojado século 21.
Há mais de meio século vimos a Rodovia Raposo Tavares terminar em nada, mas depois veio um surreal ”semaforinhos” no fim de estrada, no último quarteirão. Hoje como é sexta, o 'Drive Raposo' nos apresenta o filme "Cinquenta andares de cinza” e amanhã "Uma cidade chamada pecado".
Há sete décadas, anos 60, acreditávamos que São Paulo ainda ia acordar do pesadelo infantil de se vangloriar do heroico crescimento! Agora, cidadão formado e povo sofrido, conhecemos a cidade exaustiva e seus problemas, ainda que amada!
Explico o quê a cidade tem aprontado:
Vi construído o complexo viário da Via Dutra X Marginal Tietê . Ele é correto, com pontes que atendem os motoristas que estão com pressa, pelas ligações em pistas 'direcionais' e outros que se ajustam em 'loop', tudo isto sem colunas dentro do precioso Rio Tiete.
Por volta de 1980, as marginais de nossos rios se uniam em um sistema viário, chamado "Cebolão" perto do CEAGESP, também com corretas ligações viárias direcionais, ligadas à Rodovia Castelo Branco, com belas pontes do arquiteto artista Ubirajara Ribeiro. São Paulo tem pressa!
De repente, em 2008 , em pleno século 21,  apareceu uma ligação viária "estaiada", padrão ‘Globo’!
Também neste novo século a 'Bayer' esquecida ou desavisada, colocou colunas no Rio Pinheiros para sua passarela de pedestres.
O 'jaboti' Octavio Frias , sem acesso a jogos no Morumbi, tem o Colosso de Rodes ‘estaiando' vias leves como folhas de seda , sendo que há décadas o complexo de chegada da Dutra X Tietê não precisou nada disso!  Como sou conhecedor da matéria, vejo que o 'mastodonte' só existe para sustentar seu pesado milhar de cabos de aço. Isto é "o belo pecado camuflando o objeto”. Então o Brasil é pecador, é do mal, coletor de muamba?
É!
Pois bastariam três apoios sob as pistas do tal 'jaboti pendurante’ sem gastar uma fortuna do bolso de brasileiros, que desejam ir para o céu. 
Na Raposo Tavares congestionada, ficamos na tal ladeira com semáforo e agora com centenas de janelas indiscretas. Não há como provar as vantagens da extensão visual livre na paisagem urbana, para vereadores do pecado ! 
Como está na moda dizer que ‘carro não existe’, e não se pode mais fazer obras 'caras', lembro que o amigo engenheiro Nelson Covas daqui de Pinheiros, contou que em 1972 ouviu no rádio, o prefeito Figueiredo Ferraz dizer, ao sobrevoar a cidade de helicóptero: "a ligação da Via Sumaré com a Raposo Tavares é  uma linha reta".  
Assim fica difícil!
No século passado era barato unir a Rodovia Raposo Tavares, a Av. Francisco Morato e a Marginal Pinheiros, se enroscando em túneis. Mas agora adeus, a ‘Raposinha’, pois tudo ficou mais difícil com o 'monstrão' mal encarado de plantão! Vender a vista para o transito da Raposo, é descaramento!
Não percam “o carro elétrico, sem metrô, vai mandar bala” por mais de século!
Que horrores!
*Nadir Mezerani é professor, arquiteto, urbanista e diretor da Gazeta de Pinheiros.

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