23/11/2023 às 20h57min - Atualizada em 23/11/2023 às 20h57min

​Muro de vidro e transparência da USP: um murinho sem vergonha

Há cinco anos acompanhamos o desenrolar do muro de vidros que separa o campus da USP com a Marginal Pinheiros. O assunto sumiu, ou os envolvidos esperaram que sumisse. Mas na Gazeta de Pinheiros reaparece! 
Na época, recomendamos sutilmente, que a USP devolvesse delicadamente o “presente de grego” aos doadores, e o substituísse por plantio de vegetação densa e arbustiva tipo “sansão do campo”, no lugar do delicado ‘’voo de urubu”.   
Acho que acertamos! 
A jogada de merchandising foi um “tiro no pé”. Óbvio que a transparência da USP, não pode nem será obstruída por CO². O engano tem sua origem na pertinência arquitetônica, algo assim como se diria na atual moda: “sustentabilidade”! Beleza americana, que se assim se desejava expor, posto que vulnerável, deveria ser detalhada com a excelência laboratorial no competente IPT, na própria USP.
O muro é muito “chic”, tangencia ao desperdício social que requer conservação eterna, murinho arrogante em espaço público, “decoração de exterior”. Algo do perfil visual impecável do ex-prefeito Doria... que não pegou bem! Só faltava ver enormes limpadores de para-brisa!
A arquitetura infelizmente não tem um juiz para apitar o jogo da urbanidade. O muro de vidro laminado, o mais caros dos vidros, mostrou à delicadeza que lhe cabe ficar opaco. Seu custo operacional, mesmo que ainda estivesse firme, não se paga, mas apaga a imagem exemplar da USP, que não merece esta impensada contribuição.
É o país Brasil que se impressiona com a fachada da frente, aquela erroneamente chamada de ‘fachada principal’, sem compromissos maiores com as outras elevações.

Arquitetura de fachada quebra à toa, esfarela! 
*Nadir Mezerani é arquiteto, urbanista, professor e diretor da Gazeta de Pinheiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.