10/07/2023 às 13h59min - Atualizada em 12/07/2023 às 00h00min

Rapidinha? 5 pontos para identificar a ejaculação precoce

Disfunção sexual afeta 1 a cada 3 homens acima dos 18 anos

Bruno Cunha

Temida entre os homens por estar associada ao mau desempenho sexual, a ejaculação precoce é um tabu cercado de mitos. Entre eles o de que a disfunção sexual pode ser provocada pela masturbação em excesso. Outro é o de que a medicação indicada para o tratamento deve ser tomada pelo resto da vida.

Para entender mais sobre o assunto, conheça cinco pontos importantes sobre a ejaculação precoce listados pelo médico urologista Fernando Facio, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), presidente da Latin American Society for Sexual Medicine (SLAMS) e membro internacional da American Urological Association (AUA).

1) Chego ao orgasmo rapidamente. Como saber se tenho ejaculação precoce?
O tempo estimado pela literatura médica para a ejaculação precoce é de até 1 minuto (antes, durante ou após a penetração), e 5 minutos é o tempo médio considerado normal, mas não há uma cronometragem exata e o diagnóstico é feito no consultório, de acordo com a insatisfação do paciente ou do casal e as queixas apresentadas.

2) Fatores como a masturbação em excesso são gatilhos causadores da ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que pode ter fundo emocional, muito presente em pessoas com ansiedade.

3) Como manter relações sexuais se tenho ejaculação precoce?
É importante consultar um urologista e relatar incômodos e dificuldades. Uma vez feito o diagnóstico de ejaculação precoce, deve ser iniciado tratamento, que pode ser conjunto com medicamento e terapia. O apoio da(o) parceira(o) é fundamental para a melhoria de vida do paciente.

4) Até quando será necessário tomar remédio?
Até o momento em que o paciente se conscientizar de que ele está no comando e o medicamento é apenas um coadjuvante. Há no mercado tratamento com medicamento para uso sob demanda. O uso deve ser combinado com a(o) parceira(o) para maior autoconfiança na hora da relação sexual.

5) Posso adquirir ejaculação precoce ao longo da vida?
Sim, por algum fator desencadeante, como um evento emocional, ou a partir do início de uma nova relação. Essa é a ejaculação precoce secundária.

Há também a ejaculação precoce primária, quando o paciente sofre com essa disfunção desde o início de sua vida sexual. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.