São Paulo, junho de 2023 – Referência nacional na distribuição B2B de materiais elétricos e produtos relacionados, a Dimensional - empresa do Grupo Sonepar, líder global e nacional no setor - inaugurou nesta terça-feira (27), em Porto Alegre (RS), um dos maiores laboratórios de Service Industrial do país. O investimento milionário conta com um novo espaço para assistência 24 horas, serviços preventivos de campo e recursos altamente tecnológicos, como o D+Brain, a mais completa solução de preditiva digital da indústria nacional.
A nova estrutura na capital gaúcha representa mais um passo estratégico do plano de expansão da Dimensional, que, neste ano, anunciou a fusão com a Maxel Materiais Elétricos, passando a ser uma companhia com faturamento superior a R$ 1,2 bilhão líquido em vendas. Essa foi a terceira fusão que a empresa concretizou com alguma gigante do setor nos últimos quatro anos.
“Nós temos o objetivo claro de aumentar fortemente a nossa capilaridade, o nosso market share e, consequentemente, a nossa receita. E, para que isso ocorra, precisamos estar preparados para oferecer os melhores produtos e os melhores serviços aos clientes que atuam em estados estratégicos para o nosso negócio”, afirma Daniel Toledo, Presidente da Dimensional.
Service está no DNA da Dimensional há mais de 50 anos
Muito forte na distribuição de materiais elétricos, a Dimensional é reconhecida nacionalmente também por conta da qualidade dos serviços que oferece à indústria há mais de 50 anos. Segundo Anderson Boschetti, Head de Service da Dimensional, a empresa é procurada por clientes de todo o país, que não conseguem resolver problemas complexos com outros prestadores de serviços. “Só quem atua na produção industrial sabe os prejuízos que uma máquina parada pode gerar. A nossa equipe está preparada não apenas para evitar isso, mas também para propor soluções inovadoras, sob demanda”.
Como diferencial da distribuidora, o segmento de Service conta com laboratórios especializados disponíveis para atender aos clientes que necessitam de assistência técnica, manutenção corretiva ou preventiva e suporte em projetos de automação. “O laboratório gaúcho possui a parceria de empresas fundamentais para o setor industrial, e temos profissionais extremamente capacitados, como engenheiros e técnicos, para oferecer qualquer tipo de serviço que envolva os drives utilizados por segmentos fundamentais pra o Rio Grande do Sul, como papel e celulose, mineração, siderurgia, automotivo, alimentício e agronegócio”, pontua.
Mais qualidade e agilidade no Sul do país
Com espaços similares em Curitiba (PR) e em Limeira (SP), onde está localizada sua matriz, a Dimensional inaugura o laboratório com o objetivo de garantir maior agilidade na manutenção e no reparo de qualquer máquina motorizada ou automatizada da indústria, os chamados produtos de automação e drives (acionamentos). Todo o atendimento é oferecido de maneira completa, desde a coleta, o recebimento e a descontaminação até o laudo, os reparos, ajustes e testes - ou seja, os equipamentos são devolvidos aos clientes em condição de uso imediato, com qualidade assegurada e garantia.
“Em um país com dimensões continentais, o transporte de máquinas acaba sendo um empecilho para quem vem de longe. O novo laboratório surge a partir de uma série de estudos, internos e externos, que concluíram que o Sul do país é um grande consumidor de produtos de alta tecnologia e de automação. A região hoje é atendida de forma remota e, para evitar máquinas paradas, é fundamental um atendimento mais rápido, o que demanda um laboratório de Service local”, acrescenta Boschetti.
Máquina parada só se for de forma programada
Um dos grandes diferenciais da área de Service da Dimensional é o D+Brain, uma ferramenta de preditiva digital. Com a tecnologia, os clientes conseguem ter controle de cada máquina “na palma da mão”, de maneira on-line, o que os torna capazes de prevenir e programar possíveis paradas e, assim, reduzir o tempo de manutenção.
É uma solução digital própria, com inteligência artificial e machine learning, que faz o monitoramento de todos os equipamentos, seja o produto novo, reparado ou instalado pelo Service. “O D+Brain diz ao cliente se pode acontecer algum problema com seu equipamento, como temperatura, vibração, corrente e tensão, e, com os dados medidos, evita problemas no futuro. É um sistema inteligente que permite que um equipamento industrial seja parado de modo programado e jamais de forma emergencial por surpresa”, aponta o head de Service.
O especialista destaca que, de forma geral, as equipes de manutenção e engenharia da indústria brasileira possuem poucos dados sobre o comportamento das máquinas e, quando os possuem, dependem da intervenção humana para fazer a captação. “Grande parte das empresas possui sistemas de acionamento de vários fabricantes. O D+Brain está pronto para se conectar com as principais marcas em operação na indústria. Isso é fundamental para facilitar a vida dos clientes e garantir uma única plataforma de coleta e diagnóstico de dados”.
Teste com carga, uma exclusividade da Dimensional
Serviço oferecido de forma exclusiva pela Dimensional ao mercado brasileiro, o teste de drives com carga também estará presente no laboratório de Porto Alegre, conforme destaca Boschetti. “Temos capacidade para realizar testes de alto nível, com corrente de até mil amperes, o que nos permite apresentar todos os reports sobre os equipamentos testados. Sem dúvida, é mais um grande diferencial da nossa empresa no mercado”.
Além de realizar a manutenção dos drives, o laboratório de Service é capacitado para oferecer o rejuvenescimento de equipamentos e soluções sob medida, com o desenvolvimento de peças que não estão mais disponíveis no mercado, entregando equipamentos totalmente novos, melhorados e com vida útil de longo prazo. “Se o cliente deseja realizar uma atualização completa da tecnologia dos equipamentos nas suas plantas, nosso time da Service entra com soluções de engenharia completa, oferecendo a diversos setores da indústria produtos e sistemas de automação e acionamentos totalmente integrados, testados e prontos para entrar em operação. Tudo com equipe própria e de parceiros homologados, a fim de garantir a entrega de uma solução turnkey”, finaliza Anderson Boschetti.
Sobre a Sonepar
A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 44 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 80 empresas em 40 países. Em 2022, o Grupo registrou €32 bilhões em vendas. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também se tornou líder, resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar atua no país por meio de três companhias: Nortel, líder nacional em MRO; Dimensional, especialista em material elétrico, automação e EPI; e Eletronor, distribuidora Rockwell Automation na região Sul. Possui 73 filiais, oito centros de distribuição e mais de 2.000 colaboradores. A Sonepar no Brasil fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs, ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom, desenvolvidos pelos principais fabricantes do mercado. Comercializa seus produtos via televendas, lojas de varejo, lojas In Company, vendedores externos e plataformas digitais.
Sobre a Dimensional
A Dimensional foi fundada em 1967, comprometida em oferecer soluções industriais ao mercado brasileiro. Ao longo de sua história, novas especialidades foram incorporadas ao portfólio e a empresa tornou-se uma das principais distribuidoras especialistas nos segmentos de materiais elétricos, infraestrutura, automação industrial, fios e cabos, iluminação, EPIs e serviços. Ingressou na Sonepar em 2007 e, de lá para cá, incorporou duas empresas do Grupo: a Centelha, em 2019, e a DW, em 2020. Em 2023, concretizou a fusão com a Maxel e, hoje, é uma das maiores distribuidoras nacionais, com sede em Limeira (SP) e 26 filiais espalhadas pelo país.