A CCR ViaOeste acaba de firmar uma parceria público privada com a Fundação Itesp para realizar a compensação ambiental equivalente a 19,77 hectares de vegetação nativa em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. A medida compensatória está atrelada à supressão de vegetação e intervenção em Área de Preservação Permanente – APP, realizada em Barueri (SP) para receber as obras de implantação das marginais da rodovia Castello Branco.
O início do reflorestamento está previsto para novembro e será realizado em área ambientalmente protegida, reserva legal e área de preservação permanente, do assentamento Porto Feliz, localizado no município de Porto Feliz. O local foi aprovado no processo de licenciamento ambiental pela CETESB e faz parte do Programa Nascentes do Estado de São Paulo.
O foco do Programa Nascentes é a redução de emissões de carbono, preservação de recursos hídricos naturais e biodiversidade. Na área de Porto Feliz serão plantadas aproximadamente 32.956 mil mudas de árvores nativas a partir dessa PPP que foi autorizada pelo diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai.