Líder em chocolates e coberturas no mercado brasileiro, a Harald passa a ter sua comunicação de forma integrada nas empresas do Grupo REF, posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país.
A 4influence - agência de PR, Marketing de influência e Redes Sociais do grupo - mantém a comunicação corporativa da marca, atuando no relacionamento com jornalistas e influenciadores desde 2019, e amplia o escopo para a gestão das redes sociais da Harald.
Já a REF+, agência de publicidade, passa a ser a responsável pela estratégia de mídia e criação que abrange campanhas para as datas-chave do setor, incluindo a de Páscoa que contou com patrocínios aos programas: Mais Você e Encontro, na Globo; Faustão e Melhor da Tarde, na Band; Hoje em Dia, na Record TV; e Tastemade e que foi finalizada recentemente.
O Grupo REF foi criado há 21 anos e passou a ampliar seu escopo de atuação, em 2015, como estratégia para oferecer as principais disciplinas de comunicação, de forma integrada, para seus clientes. "É gratificante ver o crescimento da nossa parceria com a Harald, podendo oferecer um trabalho unificado que a posiciona como a líder do setor”, diz Ricardo Calfat, sócio e Chief Operation Officer do grupo.
Sobre o Grupo REF
Posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país, o Grupo REF, que tem como clientes empresas como Decolar, Porto Seguro, Danone, EMS, Oracle, é composto por 4 empresas (REF+. 4influence, VIV Experience e Black Door) que atuam de forma integrada e complementar para oferecer as mais modernas estratégias de comunicação para marcas - da concepção de campanhas e filmes publicitários até live marketing, data e performance, marketing de influência e PR. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.