22/06/2023 às 14h44min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h00min

Uma era de altos investimentos

*Por Patricia Abrell, Vice Presidente de Vendas da US Media

SALA DA NOTÍCIA Gabriella Visciglia

O mercado publicitário é um forte aliado para impulsionar a economia e, ao analisar os dados de investimento neste setor, temos um cenário extremamente positivo na América Latina, especialmente no Brasil. Vemos um mercado com altos investimentos: R$74,1 bilhões foram alocados em compra de mídia no país ano passado - um crescimento de 7% em comparação com 2021, segundo pesquisa do Kantar IBOPE Media. 

Ao analisar os valores investidos, diversos pontos são levados em consideração, como a economia do país, aumento de preços, entre outros. Mas, é importante ressaltar que esse crescimento realmente significa que o volume total de anúncios entregue à população aumentou. O número de inserções cresceu em 15% (mídia tradicional e OOH), já no digital, houve um aumento de 12%. 

Sem dúvidas, os hábitos de consumo do mundo pós-lockdown influenciam na divisão desses investimentos. Os olhares estão voltados para o entretenimento e o lazer. Esta primeira categoria, por exemplo, teve um aumento de 50% em anúncios, comparando os mesmos períodos que citei anteriormente. 

Não conseguiria falar sobre o mercado publicitário brasileiro sem mencionar as datas comemorativas. Existe uma grande movimentação no Q4, período que se destaca nos planejamentos de mídia impulsionado principalmente pela Black Friday e pelas festas de final de ano. Essa divisão de investimentos de mídia é uma janela para os hábitos de consumo da população. 

Porém, as possibilidades vão muito além deste período. Meses com investimentos mais "tímidos" em comparação ao Q4 possuem grande chance de destaque como junho, o Mês do Orgulho LGBTQIA+, uma data importante mas não exclusiva para a representação deste grupo na mídia que ainda não ganhou a grandiosidade que merece. Aqui vemos um grande potencial para as marcas se conectarem com seus consumidores, gerando engajamento e fidelização. Afinal, para desenvolver estratégias de sucesso é necessário criar uma relação entre marca e consumidor, que ultrapassa uma data comemorativa. 

Outro período interessante para aumentar os investimentos de mídia é o Dia dos Pais, data responsável pelo aumento de 11,7% das vendas em 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, é importante notar que o aumento em vendas em e-commerce foi de 33%, segundo dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).  Aqui é relevante mencionar o expressivo aumento da participação de alguns setores que antigamente não eram considerados tradicionais para a data,  como o da beleza.  Segundo pesquisa realizada pela OLX Brasil, a categoria liderou pesquisas e compras do período. Houve um crescimento de 18,1% de compras neste setor para o Dia dos Pais, comparando 2022 com 2021, segundo dados do ICVA.

A construção de estratégias de mídia realmente eficientes conversam exatamente com o que acabei de falar. Olhar para o consumidor de maneira única, considerar que o momento de decisão de compra da pessoa A pode ser completamente diferente do momento da pessoa B, é o que impulsiona a área e aumenta cada vez mais os investimentos. 


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