05/06/2023 às 14h17min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h00min

Lançamento do o livro Parte de mim, da escritora Daniele Tavares na Casa de Cultura de Garopaba

Confira a programação!

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://drive.google.com/drive/folders/1J2LqQYp2L0WuBtx-Zceg7tUIJ1NS0Lzd
Crédito: Denis Ferreira Netto

No dia 14 de junho, quarta-feira, 18h, a escritora Daniele Tavares lança, na Casa de Cultura de Garopaba, o livro Parte de mim, obra sobre a relação intensa, delicada e amorosa de uma mãe e de uma filha, relação essa atravessada por um acontecimento avassalador que transformou a autora na mãe que precisa lembrar e contar, que precisa seguir e refazer a vida — a sua própria e da família abalada pela perda. O lançamento terá a apresentação do livro por Rochele Bagatini e a presença da autora para falar sobre o processo de desenvolvimento da obra, além de responder às perguntas do público.

O relato da mãe, escrito por meio de recursos de ensaio e crônica, está permeado da presença dessa garota que apenas deixava a adolescência para entrar na primeira juventude, quando morreu, aos 21 anos, em 2015, de uma hepatite fulminante. Na narrativa de Daniele Tavares, as reflexões sobre a perda e as lembranças vêm entremeadas de trechos da escrita da filha Manoela, como excertos de seu diário, listas e outros registros pessoais. 

Ainda assim, Parte de Mim não é apenas sobre o luto e sobre a dor. É também — e sobretudo — um livro do amor recíproco e incondicional entre mãe e filha. O texto estrutura-se em um vaivém constante entre o presente da mãe que narra, lembra e reflete sobre a perda, e o passado dos acontecimentos marcantes e inesquecíveis, um passado que não volta mas que ganha novas cores por meio de uma escrita literária vigorosa.

Em 124 fragmentos, Daniele recorre a outros autores, escritores, músicos e artistas (como Rosa Montero, Marie Curie, Noemi Jaffe, Kirsten Wood) que pensaram temas como a depressão, a saudade, o tempo, o luto e a saúde mental, e busca recuperar uma escrita que ao mesmo tempo é elaborada, direta, e poética, com a capacidade de transformar as marcas da ausência em elementos vitais de saudade e enlevo. 

A orelha é assinada pela autora Lidia Izecson. Como diz o texto de Izecson, “este livro nos faz refletir sobre uma perda devastadora, mas que, com o passar do tempo, encontra seu lugar, refaz e revaloriza cada um dos momentos vividos com amor e encantamento”.

A edição da Quelônio dá destaque ao texto claro e envolvente de uma escritora que faz da perda uma forma não apenas de encorajamento, mas também de autoinvestigação e carpintaria literária. 

O design de capa e miolo de Parte de mim são de Sílvia Nastari. Na capa, a ilustração da artista Marina Quintanilha faz uma releitura de um frame de vídeo de uma imagem da garota Manoela, aos 16 anos. 

 

Sobre a autora

Daniele Gomes Tavares nasceu em Curitiba e está radicada em São Paulo. Formada em Comunicação Social, publicou textos em antologias e plataformas digitais. É cofundadora do coletivo Beco de Escritoras. Já flertou com o teatro, foi bailarina e coreógrafa, mas sua maior vocação é a maternidade. Parte de mim é seu primeiro livro.

 

Serviço:

Lançamento de Parte de Mim em Garopaba

 14 de junho de 2023, quarta-feira, a partir das 18h

Local: Casa de Cultura de Garopaba | Rua Manoel de Abreu, 200

 

Parte de Mim

Editora Quelônio

R$56,00

160 páginas

 

Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Diogo Locci - [email protected] | 11 99906-0642

Angelina Colicchio - [email protected] | 11 99299-2877


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.