26/05/2023 às 00h12min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h12min

​“Rachas” de carros e motos continuam acontecendo na região

Além de causar riscos à vida, rachas são grandes fontes de poluição sonora. A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional. Nas madrugadas da Marginal Pinheiros, que incluem a Avenida Europa e rua Colombia, o barulho das motocicletas e dos carros fica ainda mais perceptível, muito acima de 100 dB, prejudicando todos os moradores da região.

Moradores dão depoimentos
“Os transtornos causados pelos rachas e arranques de veículos com escapamentos alterados vem de longa data. Nos últimos anos temos buscado auxílio das Polícias Militar e Civil, além da CET e Subprefeitura. Há sérios riscos tanto para os motoristas infratores, como para outros que transitam pela Rua Colômbia e Avenida Europa. Além disso, pessoas se acumulam nas calçadas para assistirem às manobras, ficando suscetíveis a acidentes que, não raro, acontecem. Ainda, as calçadas ficam tomadas de lixo, como latas e garrafas, após consumo de álcool. Ou seja, é um problema com várias vertentes e a presença da polícia e da prefeitura deve ser constante para coibir essas ações", conta Fernando Sampaio, presidente da AME Jardins.

"Todas as quintas-feiras o 'racha' acontece com barulho infernal a noite e na madrugada. A polícia conhece, bem como a prefeitura e órgãos públicos. Está na hora de multar e coibir estes abusos em nossos bairros". M.F.

"Não é possivel que nossas autoridades desconheçam este abuso, que é divulgado por todas as redes sociais, não só para anunciar a corrida de autos e motos, como todos postam em seguida aos 'rachas'. Vamos disciplinar!" O.E.

Centena de veículos apreendidos
Na madrugada do dia 19, a Polícia Militar apreendeu de 119 veículos que participavam de racha na região. A PM monitorou os suspeitos por cerca de um mês. Muitos dos veículos eram de marcas de luxo, como Mustang e Camaro.
Os motoristas organizavam os encontros na internet e se encontravam em um posto no Jardim América. Isso acontecia todas as quintas-feiras. Policiais se infiltraram no bando para poder preparar a operação.

Legislação
A Resolução CONAMA Nº 252/1999 dispõe sobre os limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento para veículos rodoviários automotores, inclusive veículos encarroçados, complementados e modificados, nacionais e importados. Ela determina que para motos fabricadas até 31 de dezembro 1998, o nível máximo de ruído permitido é de 99 decibéis e para os modelos de motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 decibéis, de acordo com a cilindrada. Já o inc. XI, do art. 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.