19/05/2023 às 12h43min - Atualizada em 21/05/2023 às 00h00min

O pedagogo e seu leque de oportunidades 

*Milena Silveira dos Santos 

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

Comemorado no dia 20 de maio, o Dia do Pedagogo é uma data para lembrar a importância desses profissionais que planejam, executam e coordenam atividades, muitas vezes complexas na educação, mas sempre em busca de ajudar o aluno, a escola e a família. 

No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 94% dos Pedagogos estão empregados e é a área com a maior taxa de ocupação. Mas, será que o pedagogo exerce somente a função na escola, entre as paredes da sala de aula? O pedagogo não é somente um professor, ou coordenador na educação infantil, ou no ensino fundamental. 

Sempre falo que a Pedagogia é um leque de oportunidades. O pedagogo pode atuar em diversas áreas, como em empresas organizacionais, junto com o Recursos Humanos, elaborando treinamentos para envolver os colaboradores. Pode trabalhar com o marketing usando a sua criatividade com campanhas para a empresa. Assim também como pode atuar em hospitais e no terceiro setor.  

Para que o pedagogo consiga se identificar com algumas dessas áreas e buscar o seu local no mercado de trabalho, precisa avaliar desde a graduação. Hoje, infelizmente, em algumas instituições de ensino superior, a matriz curricular ofertada na Licenciatura em Pedagogia tem como foco principal das disciplinas a educação infantil e a sala de aula, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para o curso de Pedagogia. Não que isso seja um erro, mas poderia ser mais abrangente, oferecendo outras opções como a pedagogia hospitalar ou a empresarial.  

No livro “Pedagogia e ambientes não escolares”, a autora Thaís Schmitz fala que diante da globalização da modernidade, a formação do pedagogo necessita ser pensada e repensada desde a graduação. O pedagogo não estuda somente sobre educação, avaliação, aprendizagem, didática, mas também sobre administração, gestão financeira, planejamento.  

Ser pedagogo é ensinar, indiferente se na sala de aula, na escola, na empresa, no hospital. É amar o que faz e poder escolher onde deseja estar. É uma profissão que precisa ser respeitada, seja aonde for o seu campo de atuação. 

*Milena Silveira dos Santos é Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Direito Educacional e Comércio Exterior e Tutora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Uninter. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.