18/05/2023 às 15h31min - Atualizada em 19/05/2023 às 00h00min

Brasil está entre os dez países com menor cobertura vacinal infantil do mundo

O índice foi de 93,1% para 71,49%, o que leva o público infantil a maior exposição à doenças antes já erradicadas no país

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral

Um levantamento de dados feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou uma queda brusca na cobertura de vacinação infantil no Brasil, com diminuição de 21,61% no índice de crianças vacinadas com a Tríplice Viral. Doenças como o sarampo, que já não era mais uma preocupação nacional, devido à sua erradicação por meio das vacinas, volta a ganhar atenção pelo retorno da incidência. 

“A vacina é a principal ferramenta de proteção para bebês e crianças que estão desenvolvendo barreiras de defesa em seu organismo. As doenças imunopreveníveis podem ser controladas por meio da vacinação adequada e evitar uma série de dificuldades no desenvolvimento infantil, que inclusive poderiam trazer consequências para a vida adulta", conta o Dr. Hemmerson Magioni, médico obstetra e fundador do Instituto Nascer. 

Devido a sua importância, esse será um dos temas abordados no Simpósio “A Pediatria do Futuro”, promovido pelo Instituto Nascer, nos dias 19 e 20 de maio. Com o objetivo de reunir grandes especialistas para trazer reflexões e proposições em relação aos cuidados pediátricos no país, o evento irá abordar também a importância e os impactos dos 1000 primeiros dias de vida para o desenvolvimento saudável, o aumento nos diagnósticos de TDAH e autismo, o aleitamento materno e outros temas de relevância. 

Em formato online, a grade de palestrantes do Simpósio conta com mais de 25 profissionais de referência na pediatria, entre eles o Dr. José Geraldo Leite, médico pediatra epidemiologista e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm-MG), Dra. Melissa Palmieri, médica do Gabinete da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e o Dr. José Martins Filho, médico pediatra membro da Academia Brasileira de Pediatria.

“A pediatria do futuro envolve uma mudança no olhar dos profissionais da área, unindo a ciência e o amor para um cuidado cada vez mais respeitoso e completo para as famílias”, complementa o Dr. Hemmerson Magioni, idealizador do Simpósio. Para conferir toda a grade do evento, basta acessar o link: https://eventos.institutonascer.com.br/simposio-pediatria/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.