03/05/2023 às 11h50min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h00min

Consumo consciente: empresa plant-based implementa estratégia para diminuir o seu impacto no meio ambiente

Parcerias potencializam resultados para pequenos negócios no ramo de alimentos e bebidas

SALA DA NOTÍCIA Maria Santos

A preocupação com o meio ambiente reflete nos hábitos de compras e no comportamento do consumidor. De acordo com levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da WWF, as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Englobando mais de 54 países, o estudo aponta ainda que, no Brasil, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Essa tendência cria oportunidades de mercado principalmente para as empresas que atuam no mercado de alimentos e alimentos, a exemplo da MadeReal. A marca que produz e comercializa bebidas funcionais e snacks plant-based e veganos acredita que o extrato bancário das compras mensais revelam a preocupação do consumidor com as suas escolhas. 

"Dinheiro é energia. Por isso, é importante escolher onde gastar ou investir nossos recursos. Comprar um produto é uma forma de apoiar um negócio, especialmente se ele for pequeno e sustentável”, afirma Anninha Baptista, sócia-fundadora da MadeReal. 

Ao consumir os produtos da empresa, os clientes estão apoiando uma marca que, apesar de pequena, conseguiu implementar um meio de reduzir o descarte ambiental de excedentes por meio de uma parceria realizada com a Co.urb, uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos que realiza a destinação correta dos insumos que seriam descartados no lixo comum ou em aterros sanitários.

Segundo o último relatório realizado entre novembro e fevereiro deste ano, mais de 244 kg de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem. Além disso, a ação ajudou a evitar a emissão de mais de 189 kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera ao longo dos meses citados. 

“A parceria veio no momento certo, pois entendemos que somos responsáveis por tudo o que consumimos e descartamos. A MadeReal gera muito lixo orgânico por conta dos shots, onde não aproveitamos o bagaço dos insumos para a produção das bebidas”, explica Anna Baptista, sócia-fundadora da empresa.

O trabalho para a destinação correta dos resíduos é constante. Semanalmente, a equipe tem o cuidado de destinar as embalagens que podem ser recicladas e o lixo orgânico para compostagem. “É uma ação relativamente simples de implementar na rotina, porque contamos com um parceiro. Acredito que se todas as empresas tivessem algo parecido, com certeza , teríamos um volume menor de resíduos indo para aterros e locais não controlados”, lembra a empreendedora.

Além desta ação, o negócio promove o uso de embalagens biodegradáveis em parte dos seus produtos e outras são comercializadas com embalagens com PE Verde, que utilizam o filme de polietileno, 51% da resina da cana-de-açúcar, selo I'm Green e aprovado pela Anvisa para contato direto com alimentos. A logística reversa também está presente graças a uma parceria com a empresa carioca Polén. Com esse processo, a MadeReal conseguiu retirar do meio ambiente 597 quilos de resíduos sólidos do meio ambiente em 2021, além de 619 quilos de emissões de CO² que deixaram de ser emitidos no meio ambiente. Para realizar a compensação do impacto das embalagens, a MadeReal associa a massa total coletada e triada por operadores de logística reversa ao plano de compensação. Estes operadores são homologados e auditados periodicamente para garantir sempre as melhores práticas de qualidade, gestão e destinação de resíduos.  

Todo esse trabalho minimiza o impacto da operação no meio ambiente, enquanto a empresa consegue oferecer alimentos saudáveis para o consumidor que deseja manter uma alimentação equilibrada. 


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