28/04/2023 às 15h00min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Música no varejo: Cinco dicas para montar a playlist perfeita para o seu negócio

Estudos indicam que o uso do som em ambientes comerciais pode levar os clientes a ficarem até 35% mais tempo na loja, aumentando a satisfação, fidelidade e indicação do estabelecimento

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Os sons têm o poder de despertar diferentes sentimentos e emoções nas pessoas. Cientes disso, as marcas estão investindo cada vez mais em criar conexões emocionais com seus clientes através da música. A estratégia está ligada a identidade de marca, atração e retenção de clientes e sensação de conforto para garantir a permanência do consumidor por mais tempo nos ambientes comerciais. 

Uma pesquisa recente da PwC com quatro mil consumidores no maior mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, mostrou que 55% dos clientes deixariam de comprar produtos de uma empresa se passassem por experiências ruins. E é neste ponto que entra o investimento em sonorização como uma das formas de gerar conectividade entre as marcas e os consumidores.

Estudos globais indicam que lojas de departamentos conseguem manter um consumidor por mais tempo dentro do estabelecimento (de forma consciente ou não) por conta da atratividade sonora. Conforme pesquisa recente da HeartBeats International, 35% dos clientes podem passar mais tempo na loja por conta da atratividade sonora e 14% deles irão comprar mais. Além disso, 31% dos clientes retornam para compras possíveis e 21% dos consumidores recomendam seu negócio para terceiros.

Maichel Gerstberger, gerente estratégico de Sonorização da Frahm, empresa líder em sonorização de ambientes no Brasil, afirma que adotar a música como estratégia não basta para que o negócio consiga fidelizar os clientes ou mesmo aumentar as vendas. Isso porque, além de ter a música como um dos elementos centrais na experiência do consumidor, é preciso  não errar na hora de escolher a playlist que será tocada no local.

“Além de um bom sistema de sonorização, é fundamental pensar na playlist que será reproduzida, pois cada tipo de negócio requer um cuidado especial com as músicas que serão reproduzidas para o seu público, empresas estão se especializando em music branding que é quando a identidade do negócio é transmitida também através da música reforçando seu posicionamento de marca”, afirma.

Segundo o especialista, quando a playlist não é a correta para aquele determinado tipo de negócio ou loja, o resultado pode ser o inverso: 44% dos clientes vão embora sem comprar nada e 38% podem nunca retornar à sua loja.

Pensando nisso, a Frahm estabeleceu parceria com a maior empresa do ramo no país a ListenX que tem no seu DNA entender o negócio do cliente e oferecer playlist exclusivas para aquele tipo de negócio com opção de narrar promoções de forma customizada e proporcionar ao negócio uma opção de se comunicar com os clientes através do sistema de som.  

Mas como saber qual a música certa para o seu negócio? Para não errar na hora de montar a estratégia de sonorização comercial, a Frahm compartilha dicas que funcionam para diferentes nichos de mercado, confira:
 

1. Entenda seu público consumidor
Pesquise o perfil do seu cliente e descubra o que ele gosta de ouvir, o que o desagrada, quais são seus hábitos de consumo e os fatores que o levam a efetivar uma compra. No campo musical, busque descobrir o estilo de música favorito e quais são as bandas e os cantores mais atrativos. Esse é o passo número um no planejamento da trilha sonora correta para o seu negócio.

2. Desenvolva uma estratégia de music branding
Crie sua própria marca sonora e transforme o som numa estratégia que integre o marketing sensorial com a capacidade de usar os sons para reforçar a identidade da sua marca. A dica principal é cruzar as informações que você levantou sobre seu público-alvo com elementos, cores e propósitos contidos na sua identidade visual e da sua marca, extraindo dela a mensagem que você quer passar.

3. Monitore o nível de energia da playlist
É preciso ter cuidado na montagem da lista de músicas que o estabelecimento irá transmitir para que a diversificação de músicas não torne a playlist algo genérico e sem identidade. Mantenha o foco no mesmo estilo para não causar estranheza nos clientes. Uma dica é usar músicas com energia maior em momentos de maior movimento, porque a tendência é acelerar o ritmo de compra das pessoas; e priorizar músicas mais relaxantes quando não há tanto movimento na loja para que o cliente permaneça por mais tempo observando os produtos.

4. Selecione bons equipamentos de som
Escolher os equipamentos que funcionam melhor para seu negócio, de acordo com tamanho do local e a quantidade e qualidade de som, são essenciais para uma boa experiência sonora. Para isso, faça uma análise detalhada do ambiente no qual as músicas serão reproduzidas e invista num projeto de sonorização específico para garantir um som ambiente de melhor qualidade. Os principais produtos necessários são os amplificadores, que permitem que o som seja distribuído por toda a loja; as caixas de som, que irão transmitir as músicas selecionadas para tocar durante o expediente; e subwoofer, que servem para destacar os sons mais graves, garantindo que sua trilha sonora tenha o efeito desejado.

5. Procure parceiros especializados
A vantagem de trabalhar com empresas especializadas em sonorização e ou trilhas sonoras é a economia de tempo e dinheiro, uma vez que a playlist certa será encontrada no menor tempo possível e trará resultados mais rápidos de acordo com sua identidade de marca e público consumidor. Além disso, contando com profissionais qualificados será mais fácil preparar playlists personalizadas e sob medida para o seu empreendimento ou mesmo sistemas de rádio com músicas mais próximas da sua realidade, com possibilidade de inserção de anúncios e outras ações de venda estratégicas.


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