28/04/2023 às 00h10min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h10min

​O inesquecível professor Pomarico e o Colégio Joana D’Arc

“O Colégio Joana D’Arc iniciou suas atividades e 1937, a partir do tabalho de duas irmãs francesas – Tine e Baby Bonecher. Em 1963, os jovens José Carlos Pomarico e Adelino Natal adquiriram a unidade de ensino que estava desativada. Neste época, o São Paulo Futebol Clube estava se instalando no Morumbi e faltava muita infraestrutura e saneamento na região. Com a aquisição, o colégio voltou a funcionar nesse mesmo ano e com o protgonismo dos seu novos proprietários, em articulação com as famílias, novos cursos foram sendo criados e incentivadas as atividades culturais e esportivas. Assim, a escola inovou e cresceu junto com o Butantã.
O acolhimento, profissionalismo e a liderança dos novos proprietários, fizeram que o numero de alunos crescesse e assim foi ampliando seu espaço. Com a crença que a educação transforma, os investimentos dos responsáveis foram norteados para promover melhorias, inclusive de profissionais para garantir uma formação integral aos estudantes.
Em 2021, com 84 de atuação na educação, o colégio é reconhecido no bairro e atende mais de 500 alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio, em um espaço de 6.500 metros quadrados e 2.200 metros quadrados de área construída. Na epoca da comemoração dos seus 80 anos, recebeu homenagem pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pela atuação da escola e o protagonismo de seu diretor , Prof. José Carlos Pomarico. Também receberam o diploma de reconhecimento pelo Instituto de Patrimônico Histórico do Estado de São Paulo, a comenda de Personalidade do Ano, pelo Grupo 1 de Jornais, entre outros certificados.
As atitudes e determinação do Prof. Pomarico, ganharam admiração e o respeito da comunidade. Sua atuação de destaca não apenas no colégio, mas na luta por melhorias do Butantã, Pinheiros e toda a região. Apoiou a mobilização peloa instalação do Metrô, do Fórum Regional do Butantã, Rodoanel, da canalização do Córrego Pirajussara e organizou fóruns de desenvolvimento e competividade empresarial, campanha do agasalho, feiras de saúde, incentivos ao “Natal Iluminado”, jornadas culturais, exposições de quadros e esculturas. Foi diretor superintendente da Distrital Butantã da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do Conselho Consultivo da ACSP, Conselheiro do Clube Paineiras do Morumby e membro do Rotary Club de Pinheiros. Sempre empreendeu para a melhoria da região e da educação.
Em todos os cargos assumidos e nas ações desempenhadas pelo colégio, o professor Pomarico contou sempre com o apoio de sua espósa Ahinoan M.A. Pomarico, que passou a ser sócia em 1989 e que infelizmente faleceu em 2020. Em 1993 Pomarico e sua esposa assumem todas as ações do sócio. Suas filhas Ana Cristina e Lúcia Helena Maria atuam no colégio.
Sabemos que para uma região se desenvolver, vários pilares são necessários, como a educação, o comércio, a cultura, e a indústria. Sem dúvida, o Colégio Joana D’Arc, com a liderança forte do Pomarico, contribuiu em muito para o desenvolvimento do Butantã.”
Nossas homenagens ao inesquecível educador professor José Carlos Pomarico!
José Sérgio Toledo Cruz, ex-Diretor Superintendente da Distrital Butantã e Conselheiro Nato da Distrital Sudoeste da ACSP-Associação Comercial de São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.