20/04/2023 às 23h17min - Atualizada em 20/04/2023 às 23h17min

​Plano Diretor e Plano de Bairro

A importância do Plano de Bairro em nossa região é fundamental, caso contrário, logo estaremos sendo expulsos das nossas casas. O crescimento desordenado de prédios altos, a destruição das casas, ruas estreitas, mão dupla, ‘parklets’ espalhados cada vez mais pelas ruas, sem um devido estudo técnico detalhado.
O abuso das cidades pode ocorrer de diversas formas, tais como ocupação desordenada, poluição visual, falta de áreas verdes, tráfego intenso e falta de mobilidade urbana eficiente. Para combater esses problemas, muitas cidades contam com instrumentos legais como o Plano Diretor e o Plano de Bairro. O Plano Diretor é um documento que define as diretrizes e normas para o desenvolvimento urbano do município. Ele estabelece regras para o uso e ocupação do solo, determinando onde podem ser construídos prédios, ruas, parques e outros equipamentos públicos. Além disso, o Plano Diretor deve levar em consideração aspectos ambientais, sociais e econômicos, buscando garantir o bem-estar da população e o equilíbrio entre o crescimento urbano e a preservação do meio ambiente.
Já o Plano de Bairro é um instrumento mais específico, voltado para áreas menores da cidade. Ele define as regras para o uso e ocupação do solo em um bairro específico, levando em consideração as características locais e as demandas da população. O Plano de Bairro pode incluir a criação de áreas verdes, melhorias na infraestrutura, construção de equipamentos públicos e outras medidas para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Em resumo, tanto o Plano Diretor quanto o Plano de Bairro são instrumentos importantes para garantir um desenvolvimento urbano sustentável e para prevenir o abuso das cidades. Eles devem ser elaborados com a participação da população e atualizados periodicamente, levando em consideração as mudanças e demandas locais.
*Cassio Calazans é presidente da SAVIMA-Sociedade Amigos de Vila Madalena

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.