A maior parte das empresas que estão na lista de inadimplência é do setor de Serviços, representando 53,8% do total. Em sequência estão os empreendimentos dos segmentos de “Comércio” (37,3%), “Indústria” (7,7%), “Primário" (0,8%) e “Outros” (0,4%), que contempla a área financeira e de terceiro setor.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a curva crescente na inadimplência dos consumidores acaba impactando também as empresas. “Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores. Enquanto esse não diminuir de fato, as empresas seguirão encontrando desafios para manter um quadro de melhora significativo”.
O recorte que mostra o segmento em que as dívidas foram contraídas revelou destaque para a categoria “Outros” – Empresas financeiras e de Terceiro Setor. Os setores de “Bancos e Cartões” e “Serviços” também concentram a maioria dos débitos a serem ressarcidos. Confira no gráfico a seguir as informações completas: