12/04/2023 às 18h37min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h00min
Cultura de inovação: como transformar ideias em ações
Alexandre Della Volpe Elias, CMO da Rcell, orienta como realizar ações inovadoras de forma eficiente nas empresas
SALA DA NOTÍCIA Rcell
Com os avanços tecnológicos e novas necessidades da atualidade, o mercado corporativo está em constante transformação para acompanhar essas novidades nas atividades e padrões sociais. Neste cenário, um termo que vem se popularizando no mundo corporativo é a “cultura de inovação”, que se trata de um conjunto de comportamentos e práticas corporativas que levam à inovação e criação de novas ideias.
De acordo com o CMO do Grupo Rcell, Alexandre Della Volpe Elias, a implementação da cultura de inovação é considerada fundamental para impulsionar o sucesso a longo prazo de uma corporação, além de proporcionar ao negócio mais autoridade para se reinventar, adaptar e prosperar. “Apesar de ser um processo cada vez mais importante para o mercado corporativo, ainda existem muitas empresas com dificuldades para realizar ações inovadoras”.
Nesta perspectiva, a pesquisa Mapa da Inovação Corporativa, realizada pela AEVO em parceria com a Inventta, aponta que apenas 19% das empresas são reconhecidas como inovadoras pelo mercado, enquanto 49% consideram que o atributo é viável para seu negócio.
Para auxiliar as empresas na implementação de uma cultura de inovação eficiente, Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell, elencou os processos fundamentais para as companhias realizarem as práticas inovadoras.
- Defina a cultura de inovação para sua empresa. Após compreender a importância desse método para o desenvolvimento das empresas é preciso ter clareza sobre o objetivo que se quer alcançar com a cultura de inovação. Para isso, é necessário compreender os valores da companhia e de qual forma isso pode impactar a equipe do local como um todo.
- Fomente a criatividade. Outro passo importante é estimular os colaboradores para novos insights, lembrando sempre que a qualidade e a confiança nas pessoas é o pré-requisito para a criatividade e o não conformismo. Essa ação pode ser feita por meio de palestras, treinamentos, dinâmicas, ou outras ações que permitam a troca de ideias e a geração de novas soluções.
- Dê espaço para experimentação. É preciso permitir que os colaboradores experimentem novas ideias e soluções. Mesmo que algumas delas não sejam bem-sucedidas, reforce que o valor está na proatividade de trazer sugestões. A cultura de inovação precisa ser permeada pelo espírito de experimentação.
- Encoraje a colaboração. Como dito anteriormente, a colaboração é um passo fundamental para a inovação. É preciso incentivar a troca de ideias e o trabalho em conjunto, independentemente da hierarquia ou do cargo. Além disso, incentive seus colaboradores e colegas a realizarem essa troca ao longo do dia a dia, reforçando a importância de uma comunicação construtiva.
- Incentive trabalho em grupo. O velho ditado “duas cabeças pensam mais que uma”, permanece até os dias de hoje, fazendo sentido. Para se ter uma equipe criativa, as tomadas de decisões são mais precisas quando o conhecimento coletivo e opiniões sinceras do grupo.
- Forneça Feedbacks saudáveis e sinceros são o ponto de partida da criatividade e inovação, onde a equipe refaz os processos para entender o potencial da ideia central e ajustá-la, ou se preciso reajustá-la, até que o objetivo visado seja conquistado.
- Celebre as inovações. É importante reconhecer e celebrar as inovações, independentemente do seu tamanho. Isso incentiva a equipe a continuar buscando soluções criativas e inovadoras. Também vale reconhecer os responsáveis por esses feitos. Afinal, se alcançaram um bom resultado com inovação é porque a missão foi comprida. Desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa pode ser um desafio, mas é fundamental para o sucesso e para a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.