10/11/2022 às 23h38min - Atualizada em 10/11/2022 às 23h38min

​Ciclovia na Ponte Cidade Universitária gera protestos

“Está complicada a situação na Ponte Cidade Universitária, devido às obras: o que era ruim agora está um caos…E ainda não entendi, como eles irão implantar essa ciclofaixa sem atrapalhar o trânsito”, assim moradores da região questionam as obras da nova ciclovia da Cidade Universitária.

Depoimentos questionam obras
“Pelo que eu entendi, como eles diminuíram as faixas antes de começarem as obras, a ponte continuará tendo três faixas, mesmo com a inauguração da ciclovia. Porém, é necessário que um semáforo seja instalado na travessia entre o canteiro central e a calçada, pois todos que ali atravessam estão em perigo constante, devido aos motoristas 'criminosos' que não respeitam o CTB e não param na faixa”. J.G.S.

“ART.214 - I : Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veiculo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada. Infração gravíssima, valor da multa: R$ 293,47- 7 pontos na carteira. Quem dera tivesse um CET parado ali o dia inteiro registrando as infrações”. J.S.

“Outro lugar que está cada dia pior é a esquina da Avenida Pedroso de Morais com a Semaneiros. Uma confusão, precisa urgente de semáforo em três tempos”. P.R.

Conexão entre Pinheiros e Butantã
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, esclarece que a ciclovia está em implantação na Ponte Cidade Universitária. A estrutura tem 485 metros de extensão e fará conexão com as ciclovias da Avenida Faria Lima e Rua Alvarenga. A estrutura segue em calçada ampliada, bidirecional, e a implantação segue o que prevê o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2023.

Conectar as ciclovias
Até 2028, São Paulo terá uma rede de 1.800 km. Para tanto, já foram definidos, em conjunto com a sociedade civil, o traçado de pouco mais de 160 km de novas vias exclusivas para as bicicletas.
O resultado do novo levantamento da Associação Ciclocidade, realizado em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), demonstra como a execução do Plano Cicloviário da Prefeitura de São Paulo é benéfica para quem pedala na capital.

Manutenção da rede
A Prefeitura informou que, com o propósito de corrigir as deficiências como as indicadas pela Auditoria Cidadã 2022 da Estrutura Cicloviária de São Paulo e manter a conservação da rede, ao mesmo tempo em que amplia a extensão da malha, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito está finalizando o edital para o serviço de manutenção da malha. A modalidade licitatória será por meio de ata de registro de preços para a prestação de serviços de manutenção dos 700 km de vias dedicadas às bicicletas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.