06/10/2022 às 23h43min - Atualizada em 06/10/2022 às 23h43min
Área municipal no Butantã continua abandonada colocando em risco moradores
Antigo espaço em que crianças aprendiam e se divertiam, hoje um terreno chama a atenção pelo abandono na região na Vila Progredior/Jardim Namba, Caxinguí, próximo à Av. João Saad e Estação Morumbi do Metrô. O espaço em que o CEI São Benedito funcionava, resta apenas vegetação não cuidada e edificação destruída e sem limpeza. A Prefeitura afirma que fará a manutenção e que está em andamento um novo projeto para a área. Questionada, a Secretaria Municipal de Educação não informa os planos para o espaço, apesar da insistência da comunidade e do Jornal do Butantã-Grupo 1 de Jornais.
Depoimento chama a atenção para o espaço
“Na Rua Afonso Bauer, 96 funcionava uma creche em área municipal. Este local está abandonado. A antiga ‘CEI São Benedito’ está com inúmeras árvores secas com galhos enormes caindo nos pedestres e veículos que trafegam pelas calçadas do local. O que a municipalidade vai fazer? Deixar abandonado? Passa e área para outra instituição? Nossa região carece de creches”, informam os moradores.
“A Subprefeitura do Butantã pode sim cuidar, podar ou retirar as árvores ‘mortas’ das calçadas, que ladeiam esta área abandonada pela Secretaria de Educação. Vários galhos já acidentaram pedestres e caíram sobre veículos. Um verdadeiro perigo! Aguardamos manifestação dos órgãos públicos”. N.T
“Local passível de invasão, está com prédios abandonados, onde houve roubo de portas, telhas e equipamentos. Um descaso da Prefeitura com o imóvel público, colocando em risco os moradores vizinhos, além do matagal, árvores mortas e mal cuidadas nas calçadas e insetos e ratos habitando o terreno. I.L.
CEI atende em outro endereço
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que o CEI São Benedito está atendendo em outro endereço, a alguns metros do antigo, citado pela reportagem. No momento há na região o CEI São Benedito, CEI Corujinha III e o CEI Noite Encantada III. Um estudo para novos encaminhamentos do antigo prédio está em andamento.
Terreno sob administração da Secretaria de Educação
O Jornal do Butantã – Grupo 1 de Jornais recebeu a informação de que o terreno “não está sob responsabilidade da Subprefeitura do Butantã, e sim da Secretaria da Educação”. Ainda foi informado que “parece que já existe um projeto e a obra logo se iniciara no local”.
O local estaria “no aguardo da liberação da licitação para que o espaço receba um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)”. No momento, estaria sendo feita “a transferência da cessão de uso para a Secretaria da Educação”.