21/07/2022 às 22h40min - Atualizada em 21/07/2022 às 22h40min

​Comunidade não quer o evento ‘Fest Pinheiros’ em setembro

A comunidade local se preocupa com possibilidade de um Festival ser conduzido na região. Um abaixo-assinado aponta para transtornos como sujeira e barulho para os moradores. O ‘Primavera Fest Pinheiros’, anunciado, entretanto não possui autorização da Prefeitura para ocorrer.

O abaixo-assinado “Diga Não ao Evento Fest Pinheiros”
“Nós moradores e comerciantes abaixo assinados, solicitamos que o evento ‘Fest Pinheiros’ (Primavera Fest Pinheiros), com público estimado em 15 mil pessoas, proposto por Flavio Elias (sem empresa correspondente no “folder” da venda dos espaços) para os dias 17 e 18 de setembro de 2022, na rua Vupabussu (entre a Ferreira de Araújo e a Padre Carvalho), NÃO seja autorizado por esta gestão. A rua em questão e seu entorno já são bastante tumultuados, com uma alta frequência de carros e pessoas de fora da região e sabemos que eventos como o agora proposto trazem ainda mais transtornos, falta de segurança, sujeira, caos no trânsito e ruídos muito acima do permitido para o local.
Moradores e comerciantes não foram consultados. Um evento desse porte, por 2 dias consecutivos, em uma rua de pequena extensão e com muitos moradores e estabelecimentos no entorno, só traz prejuízos para a comunidade como um todo. Trata-se de um evento sem cunho social, com a única finalidade de atrair lucros aos organizadores, já que barracas e stands estarão à venda. O comércio da região sofrerá prejuízos incalculáveis, uma vez que os clientes habituais não terão acesso a lojas, confeitarias, restaurantes e moradores serão também impedidos de ir e vir.  Fomos informados também que a Praça Victor Civita poderá ser utilizada. Esta praça   foi privatizada em 2020 e  NEGA  acesso da comunidade ao único aparelho de lazer da região (já foi utilizada anteriormente para uma festa da Cervejaria Heineken, que adentrou a madrugada, com música em níveis absurdos e show de luzes, causando prejuízos aos animais, que lá habitam, animais domésticos e à população em geral). A praça deve ser utilizada é pela comunidade, com livre acesso, em seus momentos de lazer.
Sabemos que estamos em uma área mista, mas lembramos aos senhores que somos  cidadãos e empresários que pagam um dos IPTUs mais caros da cidade e todos os tributos inerentes a cada negócio. Esperamos, portanto, que alguns dos nossos direitos sejam minimamente respeitados e que sejamos ouvidos!
Os cidadãos desta comunidade abaixo-assinados esperam que o poder público se faça presente e impeça um evento que, além de não trazer nenhum benefício para a comunidade, infringe muitas de suas garantias legais.”

Prefeitura afirma que suposto festival não possui autorização
A Prefeitura de São Paulo informa que o referido evento não tem autorização das Secretarias Municipais de Urbanismo e Licenciamento e das Subprefeituras. A Subprefeitura de Pinheiros, inclusive, solicitou alteração do local indicado pelos organizadores para realização do festival, após levar em conta fatores como limpeza, ruído e mobilidade de trânsito na região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.