07/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 07/07/2022 às 00h00min

​Semana da Pátria Americana

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Vinte anos antes da Independência dos EUA em 1776, iniciava a Guerra dos Sete Anos e um ano depois a fase norte-americana, chamada Guerra Franco-Indígena entre a Inglaterra e as suas colônias contra a França e os seus aliados algonquinos, retratada em O Último dos Moicanos (1992) protagonizado por Daniel Day-Lewis na BP Select. Com a vitória, os ingleses passaram a cobrar dos colonos uma carga excessiva de impostos. O mais famoso foi o Imposto Sobre o Chá que uniu todas as 13 Colônias em protesto contra a Coroa, cujo líder foi o general George Washington que se tornaria o primeiro presidente americano.
Gangs de Nova York (2002) do diretor Martin Scorsese que cresceu na Little Italy, conta a história de um dos bairros mais perigosos e violentos do mundo no século XIX onde atualmente fica o Centro Cívico na região de Chinatown. Os Cinco Pontos ou cinco esquinas com cinco culturas distintas cruzavam a Baixa Manhattan formando uma imensa favela apertada por 70 anos, ao contrário do amplo Velho Oeste ao ar livre. A “fornalha” era dominada por gangues rivais, liderada pelos Nativistas (Know Nothings), vindos das 13 Colônias, cuja grande maioria era protestante contra os numerosos imigrantes irlandeses católicos, os Dead Rabbits e muitos outros conterrâneos do U2 que compôs a canção “The Hands That Built America”. A disputa religiosa de várias gerações que começou na Inglaterra e na Escócia foi um mero pretexto para iniciar os combates tribais da América, por território, poder e dinheiro, tornando-se eleitoreiras, mais tarde. Em 1786 foi fundado por membros do Partido Democrata o Tammany Hall, visando um projeto criminoso de poder que dominou o governo municipal de Nova York entre 1854 e 1934. A sociedade política burguesa fraudava as eleições com o apoio dos integrantes das duas facções rivais, votando duas vezes, no mínimo, conforme o filme disponível na BP Select e no Star Plus.
Ocorre que em 1861, Abraham Lincoln assume a presidência dos EUA de modo a acabar com a escravidão que durava 80 anos, membro do Partido Republicano fundado em 20 de março de 1854 com esse objetivo. Porém, o seu trágico assassinato por um artista fanático adiou por mais 100 anos os direitos civis fundamentais dos afrodescendentes, incluindo o direito ao voto, suprimido pelas Leis Democratas segregacionistas, Jim Crow. Baseado no livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln, o filme dirigido por Steven Spilberg retrata o esforço do 16.º presidente dos EUA em convencer a  Câmara dos Deputados de maioria racista, a aprovar a Décima Terceira Emenda da Constituição, que declarava ilegal a escravidão em dezembro de 1865 quando a Guerra de Secessão entre os estados agrícolas e os industrializados já havia sido definida para o lado do Norte que possuía mais escravos que o Sul. Lincoln (2013), interpretado magistralmente pelo já aposentado Daniel Day-Lewis, tinha ainda de lidar com a insatisfação da esposa, Mary Todd (Sally Field), traumatizada pela morte de um filho e receosa pelo primogênito Robert (Joseph Gordon-Levitt) a se alistar no exército. Além da votação histórica, destaca-se o seu famoso Discurso de Gettysburg, pela fala: "o governo do povo, pelo povo e para o povo".  Na verdade, o presidente abolicionista da União contra os Estados Confederados que fomentava no início apenas o fim da guerra, unificou a República, destruindo o sistema federativo, por conseguinte a autonomia dos Estados. Ocorre que a rivalidade tribal entre as gangues foi suprimida pela política corrupta e modernização da cidade onde foram erguidas as Torres Gêmeas, enquanto as comunidades autodidatas ficaram cada vez mais dependentes do Governo Central, perdendo toda a sua liberdade política, de acordo o livro de Tocqueville, Democracia na América. As gangues herdaram a estrutura de vingança da máfia, cuja relação shakespeariana, familiar e política entre o pai "Açougueiro" (Daniel Day-Lewis) e o seu filho postiço Amsterdam (Leonardo DiCaprio), mistura admiração, amor e ódio ao mesmo tempo. Amsterdam foi um dos nomes de Nova York, em razão da colonização holandesa ter sido uma das primeiras a chegar em Manhattan. Esses holandeses que fundaram Wall Street foram expulsos do Brasil na Batalha de Guararapes. Bill, o Açougueiro, era dono de uma rede de prostituição e controlava toda a força policial, formada pelos gângsteres chamados de Xerife. 
Com o estouro da Primeira Guerra na Europa, novos imigrantes desembarcaram na nebulosa Ilha Ellis em busca do Sonho Americano. Foi o caso dos avós paternos russos do diretor judeu James Gray, vindos de Ostropol, que atualmente pertence à Ucrânia, em consequência da Guerra Civil entre 1918 e 1921 que inspirou o enredo de Era Uma Vez em Nova York (2013), disponível no Prime Video. Além do seu bisavô por parte de mãe, dono de um restaurante em Lower East Side, próximo a Max Hockstim, onde conheceu o verdadeiro cafetão interpretado Joaquin Phoenix. Bruno Weiss recrutava imigrantes desesperados que se prostituíam em troca de comida. Em um desses desembarques Bruno acabou se apaixonando por Ewa Cybulski (Marion Cotillard), uma bela polonesa católica, ansiosa para escapar daquele ambiente miserável ao lado da irmã doente, Magda (Angela Sarafyan) para morar na Califórnia, prelúdio da Grande Depressão misturado à bela e nebulosa paisagem turva do rio Hudson. Coincidentemente Amsterdam (DiCaprio) também fugiu para a Califórnia com a prostituta interpretada por Cameron Diaz no filme de Scorsese. Em Amor, Sublime Amor (2021), dirigido também por Steven Spielberg, poloneses, irlandeses e porto-riquenhos disputam atualmente o território de Upper West Side, em Manhattan. Ao contrário da comunidade autossuficiente em Washington Heights onde Lin-Manuel Miranda nasceu, retratada por Jon M. Chu, diretor de Em um Bairro de Nova York (2021).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.