26/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h00min

​Gazeta de Pinheiros: 66 anos na estrada

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Para comemorar os 66 anos da Gazeta de Pinheiros, vamos  homenagear a rodovia mais famosa do mundo, inaugurada em 1938, para em 1950 ganhar status de Rua Principal da América, a única rota completamente pavimentada até Los Angeles. Antes de ser desativada em 1985, o comércio fervia pelas bordas, fomentado pelo primeiro McDonald's do mundo. Ainda é possível circular por 85% do traçado original, ver o Deserto Pintado e o inconfundível Grand Canyon. A trilogia Carros, no Disney Plus, que se passa na fictícia Radiator Springs ao sudoeste do Arizona, crítica a construção da Interestadual 40 que alterou o tráfego, provocando a falência daqueles micros e pequenos empresários. Com 4 mil quilômetros de extensão, a “infinita highway” passava por mais de 200 cidades e oito estados americanos, a partir de Chicago, Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona até a cidade de Santa Mónica, na Califórnia. 
Radiator Springs foi inspirada na cidade Newberry Springs onde foi filmado em 1987 a comédia dramática alemã Bagdad Café, no Prime Video, a 80 quilômetros de Bagdá, ambas na Califórnia. Bagdá é uma antiga cidade às margens da Rota 66 que foi abandonada e eventualmente arrasada após ser contornada pela Rodovia Interestadual 40 em 1973, tornando-se uma espécie de destino turístico. No entanto, no microcosmo do cineasta Percy Adlon, a lanchonete e motel mal-administrada ganha vida com a chegada inusitada da alemã Jasmin Münchgstettener (Marianne Sägebrecht) que passa a entreter os viajantes com um divertido show de mágica. O ambiente multicultural e racial naquele remoto deserto de Mojave ganhou um tempero especial em razão da presença de Jack Palance (1919-2006), ator e apresentador do programa Acredite se Quiser, exibido pela TV Manchete entre 1984 e 1988. O programa trazia histórias curiosas, como a de Phineas Gage que sobreviveu a um acidente de carro com uma barra de metal de 6,5 kg atravessada na cabeça. Gage não perdeu a consciência, procurou ajuda sozinho e sobreviveu.
O primeiro longa-metragem que mencionou a auto-estrada popular logo após a sua inauguração foi As Vinhas da Ira de John Ford. Porém, Sem Destino (1969) trouxe-lhe fama mundial, revelando Jack Nicholson. No longa do diretor Dennis Hopper, identificado pela música de abertura do Steppenwolf, Born to be Wild, os motociclistas Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) viajam de Los Angeles até New Orleans para participar da festa de Mardi Gras, em Nova Orleans, um dos Carnavais mais famosos do planeta. Embalados numa gostosa trilha sonora de estrada, os hippies e traficantes de cocaína com nome de cowboy, repõem as energias numa comunidade semelhante a de Charles Manson, o mesmo que mandou matar em 9 de agosto daquele ano, a atriz Sharon Tate, mulher do cineasta Roman Polanski, grávida de oito meses. A série Mindhunter da Netflix conclui que os serial killers vieram de famílias disfuncionais. Outro personagem que rouba a cena no clássico cinquentenário são as Harley-Davidson, símbolo da liberdade contra o materialismo que aprisiona a alma. Wyatt, é calmo, receptivo e conciliador em seu traje nacionalista de Capitão América, Billy, em contrapartida, é inquieto, agressivo e provocador. “Easy Rider” coincide com o início da Contracultura e o Festival de Woodstock, que estreou no mês seguinte a da estreia nos EUA, formado pela mesma “juventude que se rebelou contra os valores das gerações antecedentes para viver como os lírios do campo e as aves do céu, entregue de corpo e alma a um ideal imediatista: sexo, drogas e rock’n’roll” (Herondes Cézar, Revista Bula).
Thelma & Louise, disponível no Prime Video, inaugura nas telonas a terceira onda da revolução sexual feminina que até hoje prioriza a ideologia de gênero, após o movimento hippie simpatizante ser extinto ao bater de frente com a Era Reagan na década de 1980. Ao invés disso, a ideologia de gênero ganhou força, e atualmente no auge, visa subverter a identidade masculina através dos principais longas progressistas, desconstruindo a família com a intenção de desestruturar a sociedade, de acordo com o documentário disponível na BP Select: A Face Oculta do Feminismo. Cansada do marido opressor, Thelma (Geena Davis) decide passar um fim de semana ao lado da melhor amiga. Louise (Susan Sarandon) é uma mulher independente que foi vítima de estupro no passado e ao ver a mesma violência gráfica se repetir na sua frente entre um galante cowboy viril e a sua parceira ingênua, acaba matando-o intencionalmente, sob violenta emoção. Desesperadas, sem confiar na justiça americana por considerá-la machista demais, as feministas tentam fugir do país pela icônica Rota 66 até a fronteira com o México. O clássico road movie às avessas do diretor Ridley Scott, com ótimas músicas country se destaca pelo carisma e pela autenticidade das protagonistas, além da participação de Brad Pitt que já roubava a cena no início da carreira. 
Forrest Gump (1994) foi genial, a exemplo do também deficiente intelectual, centrado nos seus objetivos, Lionel Messi. O paladino da justiça (Tom Hanks) esteve presente nos principais acontecimentos da história americana, incólume pelos quatro cantos do país, entre 1955 e 1982, percorrendo a pé a Rota 66. O esportista seguiu os passos do obediente, disciplinado e fiel ao Cristo João, o Evangelista, o único dos apóstolos que faleceu de causas naturais aos 94 anos. A jornada cíclica do herói puro de coração, leve como uma pluma, que pode ser conferida na Netflix, Telecine, Prime Vídeo e na HBO Max, começa no interior do Alabama, concomitante à da sua alma gêmea, Jenny Curran (Robin Wright), que após se formarem juntos na universidade, optam por caminhos opostos, amando um ao outro, sem apego. Forrest não conheceu o pai, mas a sua casa nunca esteve vazia. Um dos convidados da comunidade que auxiliava a mãe (Sally Field) foi Elvis Presley antes da fama. Após a morte de Kennedy, o patriota seguiu carreira militar, servindo o país no Vietnã. Assim como no verídico filme cristão, dirigido por Mel Gibson (Até O Último Homem), no Prime Vídeo, o soldado carregou nas costas todos os companheiros feridos, na hora mais escura. Com a medalha de honra no peito e a vitória no Tênis de Mesa contra a China Comunista de Mao Tse Tung, o caipira de Greenbow pôde retornar ao lar de consciência limpa para curtir os últimos anos ao lado da mãe com câncer terminal. Adepto do American Way of Life, o empreendedor simplório torna-se milionário, mas doa parte do dinheiro à igreja evangélica vizinha, inaugura um hospital e a empresa Bubba Gump Shrimp Company, em homenagem ao seu melhor amigo falecido, cujo sócio era o Tenente Dan (Gary Sinise) que perdeu as duas pernas na Guerra do Vietnã. Jenny, em contrapartida, matou o pai que abusava dela sexualmente, numa das cenas deletadas do clássico de Robert Zemeckis que estreou na semana da independência americana. Sem condições de viver com a avó, a rebelde virou hippie e caiu na vida sem rumo, namorou lideranças do SDS – Students for a Democratic Society - e dos Panteras Negras, mas voltou a ser abusada sexualmente, apanhando muito no dia em que tentou o suicídio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.