24/02/2022 às 23h10min - Atualizada em 24/02/2022 às 23h10min

​‘Rachas’ de veículos importunam a população

Além de causar riscos à vida, rachas são grandes fontes de poluição sonora. Nas madrugadas da Avenida Guilherme Dumont Villares (Butantã), Rua Pero Leão, Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, o barulho das motocicletas fica ainda mais perceptível.

Moradores dão depoimento
“Há racha na marginal com desvio na Rua Pero Leão  de moradores que não conseguem dormir”. P.A.

“Marginal Pinheiros precisa de fiscalização nas madrugadas com ‘rachas’ de veículos e motos”. M.P.

“É absurdo ruído provocado por motoqueiros, em toda a extensão da Avenida Guilherme Dumont Villares, no trecho compreendido entre a Avenida Giovanni Gronchi e a Rua Charles Chaplin, na Vila Andrade. São cerca de três quilômetros de reta sem qualquer obstáculo, que, de madrugada, se transforma em pista de corridas de motoqueiros suicidas, que, em bandos, percorrem a avenida em altíssima velocidade e insuportável barulho de seus escapamentos abertos ! Abusam da velocidade e do barulho - sempre de madrugada - perturbando o sono de todos quantos moram nas redondezas...Pode-se sugerir ao DSV (ou outra qualquer instituição que cuida disso) a instalação de redutores de velocidade nesse trecho (lombadas ou similar) como forma de amenizar o problema.” C.A.N.T.

Fiscalização deve ser feita pela CET
Do ponto de vista da Engenharia de Tráfego, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) esclarece que a instalação de obstáculos do tipo lombada não impede a emissão de ruídos, pelo contrário, pode agravar a situação em decorrência da aceleração dos veículos após a passagem pelo obstáculo.
Não há, nos arquivos da Companhia, solicitações ou reclamações anteriores relativas a ruídos ou de rachas provocados por motocicletas ou por outro tipo de veículo na Rua Pero Leão. Também não há solicitação anterior para instalação de lombadas.

O trecho da Av. Guilherme Dumont Villares, entre a Av. Giovanni Gronchi e a R. Charles Spencer Chaplin, tem aproximadamente 600 m, com sentido duplo e declive, sendo dividido por canteiro central. Próximo à R. Carapoanã já existe equipamento de fiscalização eletrônica (radar), o que inibe o excesso de velocidade no trecho. Não foram localizadas solicitações ou reclamações anteriores relativas a ruídos provocados por motocicletas na Av. Guilherme Dumont Villares.

A Companhia ainda salienta a fiscalização eletrônica próxima a ambas as vias reclamadas:
Local 1 – Marginal Pinheiros (Castelo Branco/ Interlagos) com desvio na Rua Pero Leão (continuação da Rua Bento Frias) -  há dois equipamentos de fiscalização eletrônica na Marginal Pinheiros próximo à referência mencionada, um ao lado da Raia da USP, localizado a aproximadamente 2,70 km antes da Rua Bento Frias e um outro 200m após.
Local 2 – Av Dr. Guilherme Dumont Vilares – trecho entre Av Giovanni Gronchi e Rua Charles Spencer Chaplin. Há um equipamento de fiscalização eletrônica localizado a aproximadamente 160m do cruzamento da Av Dr. Guilherme Dumont Vilares com a Rua Charles Spencer Chaplin, no sentido descida.
Para reclamações e sugestões relativas a trânsito, o munícipe pode entrar em contato com a CET pelo Portal 156.

Polícia afirma fiscalizar e prevenir
A Polícia Militar realiza operações de fiscalização de trânsito com objetivo de prevenir e reprimir atos ilícitos preservando vidas e aumentando a sensação de segurança. Para inibição e prevenção da prática de "racha”, são desenvolvidas ações pontuais a partir de informações obtidas pelo serviço de inteligência policial, embasado em monitoramento de redes sociais e denúncias específicas. Outra forma de prevenção é o reforço do policiamento ostensivo nas vias onde há conhecimento prévio da prática. Caso o cidadão presencie a situação em flagrante, deverá acionar o 190 e falar com a Polícia Militar.

Legislação
A Resolução CONAMA Nº 252/1999 dispõe sobre os limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento para veículos rodoviários automotores, inclusive veículos encarroçados, complementados e modificados, nacionais e importados. Ela determina que para motos fabricadas até 31 de dezembro 1998, o nível máximo de ruído permitido é de 99 decibéis e para os modelos de motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 decibéis, de acordo com a cilindrada. Já o inc. XI, do art. 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

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