27/01/2022 às 21h46min - Atualizada em 27/01/2022 às 21h46min

​Volta às aulas

por Sueli Pacheco

Lá vamos nós a mais um retorno as aulas e espero que esse ano seja a “volta as aulas” dentro da normalidade que estamos acostumados, todos no presencial.
Nunca imaginei viver o que vivi durante a pandemia na área da educação. Estava perdida sem saber como atingir com os nossos alunos, pois lidar com uma classe social sem condições de acessar a Internet, não é fácil.  Conseguimos com a ajuda de todos alunos e professores criar no WhatsApp os grupos dos alunos por classe/ano e enviamos as atividades que eles deveriam realizar. O retorno não foi o esperado, mas tentamos de todas as formas ficarmos próximos de nossos alunos.
Mais uma vez a classe privilegiada tem mais facilidade em tudo. Tem os pais para apoiar e ajudá-los no dia a dia, enquanto na rede pública de ensino enfrentamos vários obstáculos.
Conheço as duas redes de ensino a privada e a pública (estadual). Na privada trabalhei por vinte e sete anos e a pública estou a doze anos, são muitos anos na educação e já vi de tudo, mas a experiência é muito grande e gosto de ainda poder contribuir.
Os alunos sofreram muito, principalmente os alunos que estavam se alfabetizando, imagino a dificuldade dos nossos pequenos, mas os maiores também foram prejudicados, pois não tinham o hábito de estudar a distância e mesmo os alunos que possuem acesso à Internet, sentiram dificuldade em se concentrar e aprender os conteúdos.
Os que não tem computador, nem celular e muito menos acesso à Internet, esses estão muito defasados. Temos tentado correr atrás do prejuízo, mas está difícil, pois muitos alunos tiveram depressão e não voltaram para as aulas presenciais.
Desejo poder receber os nossos alunos como sempre fizemos, com o acolhimento que sempre fazemos. Mesmo que ainda não possamos nos abraçar, só de poder estar ali no presencial já estamos no lucro.
Vamos torcer, ter esperança e fé nesse novo ano letivo, para que todos tenhamos saúde física e mental para aprender e se desenvolver em todos os sentidos. 

Prof.ª. Sueli Pacheco Pós-graduada: Neuropsicopedagogia e Marketing/MBA  Graduada: Turismo, Geografia e Pedagogia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.