18/11/2021 às 21h51min - Atualizada em 18/11/2021 às 21h51min

​Votação para os CADES Regionais deve ser realizada de 22 a 28 de novembro

A eleição dos representantes dos CADES Regionais (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) dos dois próximos anos deve ser realizada entre os dias 22 e 28 de novembro. A primeira votação, que aconteceu em agosto, mas foi cancelada por falhas da equipe da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que não se preparou adequadamente para as eleições que foram realizadas em um fim de semana. Os organizadores alegaram que foram detectados problemas técnicos e a instabilidade no servidor utilizado. A PRODAM desenvolveu agora, um novo sistema para garantir a lisura integral da eleição, com total confiabilidade dos dados.
Esta é a primeira eleição para os CADES Regionais. Ela se destaca pela grande participação popular no pleito, superior às edições anteriores. Em cada um deles há 32 membros, sendo 16 eleitos agora pela sociedade civil, com oito titulares e oito suplentes, e 16 integrantes indicados pelo poder público, também com oito titulares e oito suplentes. O mandato é de dois anos. Criados em 2007, o Conselho têm como objetivo discutir e formular propostas socioambientais.
Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Para votar, basta ter mais de 16 anos e morar na região administrativa da Subprefeitura. O eleitor devidamente cadastrado poderá votar uma única vez em até 3 candidatos.

Conselheiro eleito
Cabe ao conselheiro eleito representar a sociedade civil local nas demandas relativas às questões ambientais presentes nas políticas públicas - moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos e educação ambiental, entre outras -, no âmbito de cada subprefeitura, dialogando permanentemente com os representantes do Poder Público. O papel do conselheiro nomeado pelo poder público é promover a articulação das políticas relacionadas à Secretaria que representa com os temas desenvolvidos durante as reuniões.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.