04/11/2021 às 22h16min - Atualizada em 04/11/2021 às 22h16min

​Gazeta de Pinheiros e Grupo 1 de Jornais cada vez mais modernos e inclusivos

www.gazetadepinheiros.com.br

O site dos semanários do Grupo 1 de Jornais, responsável pela publicação da Gazeta de Pinheiros, Jornal do Butantã, Morumbi News, Tribuna de Santo Amaro e São Paulo News, está ainda mais inclusivo. O portal conta com a tecnologia da empresa Audima para vocalização das notícias presentes semanalmente nas edições.
De acordo com a empresa, grande parte da população tem muita dificuldade para ler conteúdos online e o propósito da empresa é gerar inclusão digital com o áudio.
Na prática, nem todo conteúdo cultural é acessível. Apesar de ser crescente o interesse da população com deficiência a conteúdos culturais na internet, muitos sites, aplicativos e portais ainda não são acessíveis. Ou não estão suficientemente acessíveis, atendendo a apenas uma parcela das pessoas com deficiência.
Agora, os jornais do Grupo 1 estão à disposição de toda a comunidade local. É só acessar o portal gazetadepinheiros.com.br e clicar na notícia de sua escolha. Nela, um players de áudio está esperando seu clique para ter o melhor do jornalismo local.

História
No dia 4 de maio de 1956, começava a circular a primeira edição da Gazeta de Pinheiros. Fundada para garantir que as demandas da população fossem ouvidas, o jornal acumula conquistas junto com a comunidade.
Como hoje, desde sua primeira página, trazia matérias sobre o cotidiano do bairro, também apontava as demandas da população. Fundada pelo jornalista Durval Quintiliano de Oliveira, teve como primeiro editor o jornalista Oduvaldo Donnini. Anos mais tarde, Donnini assumiria a Gazeta de Pinheiros com o Grupo 1 de Jornais, também responsável pela publicação do Jornal do Butantã, Morumbi News, Tribuna de Santo Amaro e São Paulo News.
Ao lado da comunidade, o jornal procura levar a público as reivindicações para que o bairro cresça e se desenvolva de um modo melhor. Desde a primeira edição, o jornal e o bairro de Pinheiros caminharam e cresceram juntos. Mais do que um simples periódico de notícias, o jornal se transformou em um documento histórico na pesquisa pela identidade do bairro, de seus locais e moradores, com a trajetória marcada pelo idealismo em prol do desenvolvimento da região.
Os anos passaram, mas as características do bairro apenas amplificaram as discussões. Ao longo da saga do jornal, alguns temas foram recorrentes, como a reivindicação por melhorias na infraestrutura do transporte público.

Jornalismo de bairro
Graças ao seu tamanho, a cidade possui inúmeras cidades dentro dela. A própria criação das Subprefeituras é um sinal claro das demandas locais. Assim, entra o jornalismo de bairro. Sua função é ouvir a comunidade e buscar as respostas necessárias nos poderes constituídos.
 Pinheiros é conhecido no município por ter a rua dos móveis, dos instrumentos musicais, dos restaurantes, dos bares, dos shoppings, do metrô; ou seja, um bairro que colhe muitas caras e vive se modificando. E sempre que teve um desafio, Pinheiros soube se reerguer. Assim como a Gazeta de Pinheiros tem mostrado nos últimos tempos que, mesmo no período de dificuldade, a população local vem ajudando quem mais precisa com ações de voluntariado. A Gazeta relembra a todos para auxiliar o comércio e as entidades locais. Reestabelecer os laços de comunidade pode ser um dos grandes ensinamentos desta pandemia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.