14/12/2018 às 17h57min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h53min

Estreias do Cinema - 14/12/2018

Aquaman

Aquaman - o legítimo rei caiçara que queríamos
Desde a década de 1940 o ridicularizado Homem Submarino (como foi traduzido por aqui originalmente), ao lado do garoto prodígio Aqualad,cruzava os sete mares montado em seu cavalo marinho falando com todos os peixes, incluindo o companheiro “polvo garçom” Topo. Em 2011, Geoff Johns (produtor do filme) reformulou-o na série de quadrinhos “Os Novos 52”, dando-lhe a seriedade e o respeito que um herói mitológico merece. Na trama, Atlântida afundou há dezenas de milhares de anos quando era governada por ambiciosos magos negros cheios de poder e cobiça na chamada “grande queda”, análogo a tantos outros impérios corruptos “invencíveis” que desapareceram. Poseidon foio primeiro monarca da megalópole submersa, mais tarde dividida em sete reinos.Na década de 1980 a rainha Atlanna (Nicole Kidman) contrária a um casamento arranjado, foge para a superfície onde se apaixona pelo faroleiro Tom Curry (Temuera Morrison) dando à luz a um filho mestiço. Já membro da Liga da Justiça,Arthur Curry (Jason Momoa) tenta impedir uma guerra entre os dois mundos insuflada pelo meio irmão, o rei Orm(Patrick Wilson), o rei Nereus (DolphLundgren), pai de Mera (Amber Heard) e o pirata Arraia Negra (YahyaAbdul-Mateen II). O futuro casal descobre que o lendário tridente de Poseidon encontra-se próximo à belíssima paisagem litorânea da Cecília na Itália guardado pelo terrível monstro marinho Karathen (voz de Julie Andrews). Desafio intelectual digno de um herói nobre semelhante ao de Pinóquio e a baleia ou Ulisses e o Ciclope. E assim que o rude caiçara viking, com toda sua ingenuidade, torna-se rei, dominando as criaturas da imensidão azul amparado pela diva rubra capaz de manipular água. A união perfeita entre Espírito e Matéria, Céu e Terra, Pai e Mãe.
Aquaman - Direção: James Wan. Aventura. (EUA/Austrália, 143min). 12 anos.
Nota: 4,0.

Colette

De Claudine a Colette
Sidonie-Gabrielle Colette foi uma das melhores e mais populares escritoras francesas por ter desafiado puritanismo exagerado no século 18 e início do século 19. Foi a primeira mulher do país a ter direito aum funeral de Estado. Assim como “Lou”(2018, Andreas-Salomé) também estava à frente do seu tempo. Dentre os mais de 50 livros publicados estão: Chéri, Le Blé en herbe, La Maison de Claudine, sobretudo Gigi (adaptado para o cinema, estrelado por Audrey Hepburn, em 1958). O longa protagonizado por Keira Knightley, acostumada a fazer personagens de época, retrata os primeiros e mais difíceis anos da jovem de 20 anos ao lado do abusivo marido Henry Gauthier-Villars, o Willy (Dominic West), catorze anos mais velho que a incentivou a escrever, mas sob o pseudônimo de Claudine. Sua carreira literária e teatral (usando sempre pouca roupa) só deslanchou após o fim do primeiro casamento. Linda fotografia e figurino.
Colette - Direção: Wash Westmoreland. Romance dramático. (Inglaterra/EUA, 2018, 111min). 14 anos.
Nota: 3,5.

Chá com as Damas

Spice Girls da Era de Ouro
Juntas no mesmo ramo por décadas, as consagradas atrizes octogenárias Eileen Atkins, Judi Dench, Joan Plowright e Maggie Smith deixam de lado os holofotes por alguns instantes para realizarem conversas intimistas, sinceras e reflexivas a respeito de suas carreiras, vidas pessoais e as influências de suas carreiras para a consolidação de uma amizade entre as quatro.
Chá com as Damas - Direção: Roger Michell. Documentário. (Nothing Like a Dame,Inglaterra, 2018, 84min). 12 anos.
Nota: 2,5.

Intimidade entre Estranhos

Intimidade entre Estranhos Maria (Rafaela Mandelli) acaba de se mudar para o Rio de Janeiro, com o objetivo de acompanhar Pedro (Milhem Cortaz), seu namorado, que será um dos protagonistas de uma minissérie bíblica sobre Noé. Por mais que seja carioca, o retorno a cidade não a agrada devido às lembranças que tem do pai, já falecido. O casal se muda para um prédio cujo síndico é o jovem Horácio (Gabriel Contente), que é bem rigoroso com as regras do local. De início, Maria bate de frente com ele, mas aos poucos se aproxima do vizinho.
Intimidade entre Estranhos - Direção: José Alvarenga Jr. Drama. (Brasil, 2018, 111min). 14 anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.