14/12/2018 às 17h30min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h02min

Praça Benedito Calixto é adotada

Prefeitura firma termo de cooperação para Praça Benedito Calixto. Na proposta, a conservação e a manutenção do local passarão para a iniciativa privada. O valor mensal estimado da cooperação é de R$2 mil. O prazo do contrato é de 36 meses.

Entre os serviços listados para as melhorias urbanísticas daPraça Benedito Calixto estão o monitoramento da poda de árvores; a limpeza de lixo semanal; o corte de grama quinzenal; e a pintura de guias com cal mensal.A empresa deverá arcar com todas as despesas decorrentes da execução dos serviços, inclusive eventuais tributos.

Em troca da prestação dos serviços, três placas serão colocadas na Praça para indicar a parceria. A Prefeitura deverá acompanhar,monitorar e fiscalizar a execução e garantir o cumprimento integral do contrato.

Praça Benedito Calixto

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX esta Praça se resumia a uma estreita travessa particular que fazia, precariamente, a ligação das ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde. Em junho de 1925, o Dr. Claudio de Souza, proprietário dos terrenos,ofereceu à Prefeitura uma faixa de terreno de 30 metros ao longo da Rua Lisboa para que ali se construísse uma praça e facilitar a ligação das vias.

O site Dicionário de Ruas afirma que, no dia 22 de agosto de 1925, a Câmara aprovou a doação dos terrenos e a construção da praça. No dia 04de setembro de 1925, através da Resolução 364, o prefeito Firmiano Pinto aprovou o projeto. No dia 16 de abril de 1936 a praça ficou pronta e recebeu a denominação de Benedito Calixto.

Conhecida como uma das melhores feiras de antiguidades e artesanato do Brasil, a Feira da Praça Benedito Calixto acontece desde 1987 e reúne, todos os sábados, mais de 300 expositores. Das 9h às 19h, o visitante pode comprar de tudo, desde obras de arte a brinquedos antigos, roupas seminovas, discos de vinil, louças e móveis que datam do meio do século XIX.

Para quem prefere algo ainda mais exclusivo, a feirinha conta com estandes de lojas de decoração de alto nível. Na Praça de Alimentação, acontece o tradicional chorinho, enquanto quem passeia pode se alimentar com comidas típicas e petiscos oferecidos nas barraquinhas da feira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.