Os usuários do Poupatempo Santo Amaro contam com um novo espaço para a realização de serviços. O posto fixo passará a atender no Mais Shopping, em frente ao endereço onde funciona desde agosto de 1998. Com 140 mil atendimentos por mês, o local estará em um novo pavimento do centro comercial, na Rua Amador Bueno, 229.
Com a mudança, o Poupatempo vai economizar R$ 3,6 milhões por ano em aluguel que deixará de ser pago para a proprietária do imóvel atual, uma antiga fábrica adaptada. O shopping construiu um novo andar para hospedar o Poupatempo sem cobrar aluguel.
O novo espaço tem área construída de 4,8 mil metros quadrados e tem estacionamentos e acesso direto pela estação Largo 13 do Metrô (linha Lilás) e Terminal de Ônibus de Santo Amaro da SPTrans.
A principal inovação é que os nove totens de autoatendimento ficarão em uma área na entrada do lado de fora, garantindo acesso dos usuários mesmo após o expediente do posto, durante todo o horário de funcionamento do shopping, inclusive aos sábados, domingos e feriados até as 22h.
“No local, as instalações são todas novas e oferecem mais conforto aos cidadãos. Como se situa dentro do shopping, o espaço tem acesso a outras facilidades, como lojas e praça de alimentação”, salienta o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Marcelo Ribeiro Pedrosa.
Atendimento
Vale destacar que as instalações garantem mais segurança para usuários e funcionários, pois o shopping está interligado ao metrô Largo Treze, ao terminal de ônibus Santo Amaro e perto da estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, da CPTM. O empreendimento também possui 770 vagas cobertas de estacionamento.
Ao todo, serão 700 pessoas voltadas ao atendimento direto e indireto aos usuários. “A mudança melhorará a qualidade na prestação de serviços públicos. Fizemos uma revisão no layout em uma área construída especificamente para receber o Poupatempo. O local é sob medida e tem cheirinho de novo”, ressalta o gerente da unidade, Paulo Andrade.
De acordo com o gestor, os principais serviços estão ligados à emissão de RGs, Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), Carteiras de Trabalho e procedimentos ligados ao seguro-desemprego, além do Atestado de Antecedentes Criminais.
Como nas demais unidades do Poupatempo, o local promoverá atendimento especial para idosos, cadeirantes e gestantes, bem como a obediência à Lei 16.756/18, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que dispõe sobre a comunicação de atendimento prioritário aos cidadãos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Por meio do novo projeto, buscamos integrar mais os órgãos e aproveitar os espaços multitarefa. Nós nos adaptamos a todas as exigências voltadas para pessoas com deficiência e tivemos atenção à comunicação visual. A unidade tinha 20 anos e era compartimentada”, explica Cecília Rodrigues Parreira, arquiteta da Superintendência de Novos Projetos do Poupatempo.
O posto Santo Amaro é o terceiro maior entre os 72 postos Poupatempo no Estado. O posto fixo fica atrás de Itaquera, com 182 mil por mês, e iguala os números de São Bernardo, com 140 mil. A unidade supera o Poupatempo Sé, que presta 126,2 mil atendimentos por mês.