14/12/2018 às 16h32min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h02min

Butantã em festa

No próximo dia 16 de dezembro, o bairro do Butantã comemora 119 anos. Neste ano, o palco do evento será o Parque Chácara do Jockey. A data também marcará a presença de Ricardo Granja, há sete meses como Subprefeito da região.

A programação é gratuita, com destaque das bandas Sampa Crew, Na Palma da Mão e muitos outros artistas da música sertaneja, pagode, samba e RAP. A programação é bem variada e para todas as idades, com atividades esportivas, brincadeiras para a criançada, recreação infantil com brinquedos infláveis, Cine Querosene, corrida virtual, corrida Infantil, desfile do Mister África e acuidade visual. Concluindo as atrações com exposição de artesanato, corte de cabelo, orientação jurídica da OAB, entrega de títulos de quitação da COHAB/Sehab e outros serviços sociais.

Será um bom jeito de comemorar um bairro que passou por dificuldades este ano. Logo no início da gestão, Granja já teve que lidar com os efeitos de um vendaval que devastou pontos do bairro. Uma “microexplosão térmica”, efeito ciclone, felizmente não deixou vítimas, mas destruiu a cobertura e os telhados da Escola Municipal Ibrahim Nobre na Vila Alba-São Domingos-Rio Pequeno, derrubou inúmeras árvores frondosas, principalmente na Praça Elis Regina, e caminhou por um ciclo tortuoso atingindo residências, comércio e outros locais, levando pânico à população.

O Subprefeito conhece bem a região, onde reside há 25 anos, tendo participado da vida pública em várias estatais e órgãos públicos e feito parte das maiores entidades do bairro, que lutam e valorizam toda a região. O trabalho que está fazendo, em prol do comércio e da indústria do bairro, recebe elogios dos comerciantes, da comunidade e dos diretores da ACSP/Sudoeste. Com essa visão atualizada do bairro, leva para a Subprefeitura toda a sua bagagem e experiência, visitando todos os pontos nevrálgicos e resolvendo, com apoio das secretarias e da administração Bruno Covas, os principais problemas.

Com seu estilo simples e comunicativo, no primeiro dia útil Granja reuniu todos os funcionários da regional, fez sua apresentação e valorizou o funcionalismo, cumprimentando um a um, abrindo diálogo permanente com todos. Já começou atendendo inúmeras entidades e munícipes, falando da realidade da Prefeitura e do que pode ou não ser feito no momento. Granja prometeu acelerar a zeladoria dos bairros que fazem parte do Butantã. Está em fase de formação de sua equipe e prometeu ser “um homem de rua” e não somente de gabinete.

E são muitos pontos para a zeladoria. A Subprefeitura engloba uma população de 500 mil habitantes divididos em uma área total de 56,1 km². O espaço é composto por cinco Distritos (Butantã, Morumbi, Rio Pequeno, Raposo Tavares e Vila Sônia), com 146 Bairros, 96 Comunidades, 538 Praças (260 praças adotadas) e 28 Córregos.

O orçamento total deste ano na subprefeitura foi de R$ 47.724.309,00 e a previsão para o ano que vem é menor (R$ 39.785.664,00). Foram cerca de 3000 árvores podadas desde abril até outubro, mais de 6 mil limpezas manuais de boca de lobo desde abril até outubro, mais de 6,5 mil limpezas mecanizadas de boca de lobo desde abril até outubro e mais de 3 milhões de toneladas limpezas mecanizadas de boca de lobo desde abril até outubro.

Emendas parlamentares foram aplicadas em demandas não executadas acumuladas, como manutenção e revitalização de praças e espaços livres, instalação de academias ao ar livre, manutenção e revitalização de vielas e escadarias, implantação de praças, obras de contenção de drenagem, contratação de projetos de drenagem, pavimentação e contenção, manutenção e reforma de calçadas em áreas municipais, manutenção e reforma em próprio municipal, como acessibilidade, entre outros. O que mostra a relação de sinergia com o legislativo.

A região também teve que aprender a se relacionar com ocupações. Ocorreu uma na Zona Especial de Preservação Ambiental localizada na região do Butantã. O local, entretanto, foi liberado pelo grupo em alguns dias. O Prefeito Regional do Butantã, Ricardo Granja, mediou as conversas de desocupação.

Porém, o Parque Municipal Juliana de Carvalho Torres está desde o dia 29 de setembro ocupado por cerca de 150 famílias. As negociações hoje estão semdp cpmduzidas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Outro ponto debatido por Granja foi a presença dos “pancadões” na região. O subprefeito do realizou reuniões desde agosto com órgãos públicos municipais e estaduais, as instituições de segurança pública do Estado, comandantes do 16 BPMM, delegados titulares das delegacias dos distritos envolvidos, inspetorias da GCM do município de São Paulo, PSIU, vigilância sanitária, CET, representantes dos Conselhos Tutelares e agentes de saúde pública. Nas reuniões foram analisados os diversos fatores que envolvem esta temática dos bailes funks a céu aberto, os “pancadões” e cada um destes encontros que reúne milhares de jovens e adolescentes.

A Prefeitura entregou um lote com 80 peças de Piso Tátil de Alerta para a Subprefeitura do Butantã. Além disso, inaugurou Posto de Atendimento Presencial (PAP) da Central de Intermediação em Libras (CIL) na praça de atendimento ao munícipe.

A Subprefeitura também foi escolhida como espaço para abrigar o novo Descomplica na região. Com as obras iniciando em dezembro, a previsão de entrega é para abril de 2019. No local, serão oferecidos mais de 400 serviços em uma área de 900 m², no térreo. O telefone 156 é o canal de comunicação para as demandas locais. Através do protocolo de atendimento, as demandas serão estudadas pela Subprefeitura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.