28/09/2018 às 19h20min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Ampliação da malha metroviária auxilia no deslocamento

Quanto mais alternativas a população tiver para o transporte público, melhor será a utilização. A capilarização do sistema diminui distâncias e tempo de deslocamento. Prestes a inaugurar mais estações, a Linha 5 – Lilás faz conexões que devem desafogar o uso de outros ramais. Matéria da Folha de São Paulo demonstra que quando forem inauguradas, as estações Santa Cruz e Chácara Klabin podem reduzir em 50% o tempo de deslocamento da zona sul à central. A primeira fará conexão com a Linha 1 – Azul; a segunda, com a Linha 2 – Verde. A reportagem explica que, além de atrair novos usuários, deve receber pessoas que utilizavam a Linha 9 – Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e da Linha 4 – Amarela, que fazem o trajeto que, atualmente, é o único que conecta a Zona Sul ao resto da cidade. Isso deverá reduzir em um terço da utilização da Estação Pinheiros, e aliviar a baldeação na transição entre as Linhas Verde e Amarela, sob a esquina da Consolação com a Paulista. Outro fator que poderá ser notado é a diminuição das lotações, uma vez que sejam mantidos os intervalos dos trens. E possivelmente o sistema de ônibus da cidade também apresente uma diminuição de usuários no corredor da Avenida Nove de Julho, que abrange a Avenida Santo Amaro. São Paulo-Morumbi A estação São Paulo-Morumbi tem previsão de entrega para outubro. Questionada este ano sobre o cronograma, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) ressalta que, em conjunto com o Metrô, “tem envidado todos os esforços para concluir as obras da fase 2 da Linha 4-Amarela no menor prazo possível”. A previsão inicial da inauguração da estação era para 2012, sendo adiada para 2015 e 2017. Linha 5-Lilás A Linha 5-Lilás do Metrô foi inaugurada em 20 de outubro de 2002 no trecho entre a Estação Capão Redondo e Largo Treze, na Zona Sul de São Paulo. Em 2014, foi inaugurada a Estação Adolfo Pinheiro, completando sete estações e 9,6 km de extensão. Atualmente, a linha está em expansão até a futura Estação Chácara Klabin, quando passará a ter 17 estações e 20 km de extensão. Em setembro de 2017 foram abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, e em março de 2018 a estação Eucaliptos. As demais serão entregues no decorrer de 2018. Esta linha tem papel fundamental na estruturação da rede de transporte público metropolitano, conectando-se com a Linha 9-Esmeralda na Estação Santo Amaro, Linha1-Azul na Estação Santa Cruz, Linha 2-Verde na Estação Chácara Klabin e, futuramente, com a Linha 17-Ouro na Estação Campo Belo, facilitando o acesso ao aeroporto de Congonhas. A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11,5 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle (CBTC) em toda a linha e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi. Com esse novo trecho, já foram acrescentados à linha 8,2 km de vias com as estações Adolfo Pinheiro (aberta em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (2017), além de Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor, abertas neste ano. Agora resta a conclusão das estações Campo Belo (no meio da linha), Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. O investimento para todo o empreendimento é de R$ 10 bilhões. Quando completa, a linha 5-Lilás terá 20 km e 17 estações entre Capão Redondo e Chácara Klabin, e atenderá a 850 mil pessoas diariamente. Prêmio internacional No ano em que o metrô paulistano completa 50 anos, o lote 7 da Linha 5-Lilás recebeu o Prêmio Honra ao Mérito na categoria Pontes/Túneis na 6ª edição do Global Best Projects da revista americana Engineering News-Record (ENR), uma das principais publicações de engenharia do mundo. A revista realiza anualmente uma votação para escolha dos melhores projetos do mundo, o Global Best Projects, em diversas categorias. O Consórcio Metropolitano 5 inscreveu o case da obra e recebeu dos avaliadores o prêmio de Honra ao Mérito na categoria Pontes e Túneis. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 2 de outubro, em Nova York. O projeto é o único da América Latina a ser premiado. Uma equipe de veteranos juízes selecionou 22 projetos de 14 países, em todos os continentes, exceto a Antártida, em diversas categorias, todos com exemplos notáveis de riscos e obstáculos superados durante a construção. Concessão Em agosto deste ano, o ramal passou a ser administrada pela concessionária ViaMobilidade, que em janeiro deste ano venceu a licitação internacional para concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, esta em construção, ao oferecer ao Governo do Estado outorga fixa de R$ 553,8 milhões. O consórcio ficou responsável pela operação comercial das duas linhas pelo período de 20 anos. O investimento inicial previsto do parceiro privado é de R$ 88,5 milhões para melhorias de infraestrutura na estação Santo Amaro. Ao longo de todo o prazo da permissão, a expectativa é de R$ 3 bilhões de investimentos e reinvestimentos.


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