03/08/2018 às 19h11min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

População busca alternativa ao trânsito na região

O crescimento populacional nas últimas décadas e as poucas opções de transporte fizeram com que o Morumbi, a Vila Sônia e bairros adjacentes desenvolvessem problemas significativos de mobilidade. Para agravar esse quadro, as poucas vias de entrada e saída dos bairros apresentam características que dificultam o deslocamento dos motoristas, principalmente durante os horários de pico. Um desses corredores viários é a Avenida Giovanni Gronchi, com sentido do tráfego em mão dupla na maior parte do traçado e ruas perpendiculares para acesso às áreas residenciais. Assim, um grupo de moradores está solicitando à Prefeitura Regional do Butantã a abertura de uma via que facilitasse e amenizasse os problemas de trânsito da região. Segundo José Carlos Leoni, que reside há 20 anos na Vila Suzana, “a população a ser beneficiada é composta dos moradores do Portal do Morumbi, Vila Suzana, Jardim Londrina, Jardim Taboão e parte do Jardim das Palmas, ou seja, mais de 300 mil habitantes”. O projeto em questão seria o da “Rua F4”, que estabeleceria um elo entre a Rua Crésilas à Avenida Frei Macário de São João. Em um abaixo-assinado da Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana (Samovis) que foi entregue ao Prefeito Regional Ricardo Granja, a população comenta que a ligação facilitaria o acesso da Rua Professor José Horácio Teixeira com as vias existentes à Praça da Ressurreição e criaria um tráfego de veículos que desafogaria a Avenida Giovanni Gronchi. O trecho, segundo o documento, “trata-se de um projeto antigo de arruamento não implantado pelo loteador, que impede a interligação da malha viária local”. A entidade comenta ainda ter recebido inúmeras reclamações de falta de alternativas para o trafego local.  Já Leoni afirma que “basta a Prefeitura implantar a Rua F4 e fazer pequenas intervenções para que seja criado um corredor entre o Portal e a Vila Sônia, paralelo à Giovanni, facilitando todo o tráfego da região”. Ainda segundo o cidadão, “a Prefeitura já recebeu essa demanda anteriormente, em muitas oportunidades, o problema é a falta de atitude e de vontade de atender melhor a população”. O Prefeito Regional Ricardo Granja comenta em nota que “a partir da solicitação de alguns munícipes da região, iniciamos os procedimentos e encaminhamos esta demanda à Secretaria Municipal de Obras para estudos de viabilidade para possível implantação”. Leoni destaca que “não se trata de um projeto e sim da cobrança para que a Prefeitura implante a Rua F-4. A Prefeitura tem todos os projetos de arruamento, portanto, cabe à Prefeitura fazer os estudos técnicos e burocráticos necessários”. Corredor de ônibus Implantada pela gestão Fernando Haddad, a faixa exclusiva de ônibus na Giovanni Gronchi foi criticada por prejudicar o deslocamento dos demais veículos. Segundo os motoristas descontentes, com o aumento da lentidão na avenida as vias de características residenciais do bairro começaram a ser utilizadas como alternativa. Na época, a Secretaria Municipal de Transportes justificou a intervenção viária ao afirmar que a medida foi responsável pelo aumento da velocidade média dos ônibus de 8 km/h para 13 km/h no ramal durante os horários de pico, e que o ramal beneficia 146 mil usuários do transporte público da região. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a Avenida Giovanni Gronchi, no trecho entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Carlos Caldeira Filho, opera com faixa da direita exclusiva de ônibus, em ambos os sentidos, de segundas à sextas-feiras das 6h às 9h e das 17h às 20h. O volume veicular aproximado da citada avenida é de 1700 veículos, tanto no horário de pico da manhã (das 7h às 10h), quanto no da tarde (das 17h às 20h).


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