24/10/2024 às 20h14min - Atualizada em 24/10/2024 às 20h14min

​Mudança de rotas de aviões de Congonhas transtorna população com barulho

Uma mudança recente realizada na rota dos aviões que transitam por Congonhas está provocando incômodos tremendos aos moradores sob os novos trajetos. Depois do Morumbi, Butantã, Real Parque, Panamby, agora é a vez das reclamações atingirem Vila Madalena, Pinheiros e até o Parque do Ibirapuera, que agora não se consegue aproveitar do ambiente calmo de natureza  Ninguém esclarece as mudanças, pois a ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil passa a culpa a DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que passa a responsabilidade para a concessionária do aeroporto AENA. Ninguém se entende com declarações conflitantes e milhares de moradores são prejudicados.

ANAC, DECEA, AENA: ninguém se responsabiliza
Ninguém esclarece as mudanças, pois a ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil passa a culpa a DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que passa a responsabilidade para a concessionária do aeroporto AENA. Ninguém se entende e milhares de moradores são prejudicados.

“Redistribuição de rotas”
Especialistas afirmam que se trata de uma redistribuição das rotas, para torná-las menos concentradas em certas partes da cidade, diminuindo os mesmos transtornos causados por barulho nessas regiões. No entanto, assim como as rotas, o incômodo com os altíssimos níveis de decibéis emitidos pelas máquinas também foi redistribuído, chegando agora à população de bairros como Vila Madalena, Pinheiros, Brooklin, Itaim Bibi e Ibirapuera.

População sofre com novas rotas
"Depois de 10 anos morando nesse bairro, estou procurando apartamento fora daqui por causa dos aviões.” M.C.

“Estou considerando muito também, até mudar de cidade. Li que antigamente havia uma rota para Congonhas que passava pelo bairro do Morumbi, mas que agora não passa mais nenhum avião por lá. Imagino se essa antiga rota do Morumbi foi desviada para cá, se juntando com a outra que já havia em Pinheiros, duplicando o número de aviões aqui em cima de nossas cabeças.” M.A.

“Acho que depende de qual lado os aviões pousam, em função do vento. Quando pousam em direção sudeste, passam por Pinheiros. Se pousam em direção noroeste, decolam se espalhando logo, e dificilmente passam por Pinheiros. Decolar faz muito mais barulho que pousar.” A.A.R.

"O curioso é que acompanhando a rota pelo site flightradar24, dá para perceber que eles não estão mais passando pelo Parque Ibirapuera e nem pela Vila Mariana. A rota é pela Lapa - Pinheiros - Itaim Bibi - Moema - Indianápolis - Congonhas. Parece até que desviaram os aviões que estavam sobrevoando o Ibirapuera e a Vila Mariana para se avolumarem nessa rota que passa aqui sobre nossas residências.” I.M.

Resposta da ANAC
"Primeiramente, esclarecemos que o Aeroporto de Congonhas possui Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR) regularmente registrado junto à Anac, acessível online. O PZR é um planejamento elaborado pelo operador do aeroporto em cumprimento às orientações do RBAC nº 161, sendo que o monitoramento contínuo do zoneamento de ruído em uma área urbana, é uma atribuição dos órgãos competentes da administração municipal. 
A Anac estabelece ainda que aeródromos com grande movimentação (como é o caso de Congonhas) devem instituir uma Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico (CGRA) para discutir a elaboração, atualização e implementação do PZR, bem como ser um fórum colaborativo com vistas a estudar, propor e implementar, no seu âmbito de atuação, medidas para mitigar o impacto do ruído aeronáutico no entorno de seu aeródromo.
A reorganização do espaço aéreo e outras medidas operacionais relacionadas à aproximação e decolagem são questões frequentemente debatidas e monitoradas pela CGRA do Aeroporto de Congonhas. Isso é resultado de um esforço conjunto de todos os representantes envolvidos."  Luiz Flávio Assis Moura-GTIC/ASCOM

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